🔺Receita Carne de Onça - Curitiba
A receita "Carne de Onça" é um delicioso prato preparado à base de carne moída crua. Carne bovina, não de felino como o nome sugere! Sua forma de preparo e apresentação é bastante variada, mas quase sempre leva cebolinha, cebola e mostarda como principais temperos.
Origens;
A Carne de Onça é uma versão brasileira do original alemão Mett – ou Hackepeter, a depender da região da Alemanha. Isso explica porque o prato é tão tradicional nas regiões de maior influência germânica no Brasil. Há inclusive quem diga que o legítimo prato curitibano é a Carne de Onça. E o comentário tem fundamento, afinal, a maioria dos bares tradicionais da cidade oferecem a iguaria.
Pratos irmãos mundo afora;
Steak Tartare (França)
Quibe Cru (Líbano, Síria e Iraque)
Kafta Crua (Líbano e Síria)
Para fazer em casa;
Encontramos uma receita muito bacana da verdadeira Carne de Onça Curitibana no site www.ilhadoteixeira.com.br. Lá vai:
A carne:
Compre a carne – patinho, a ser limpa totalmente de nervuras e gorduras, com paciência, e moída em 2 ou 3 passadas na máquina. Não mais do que isso.
O ideal é comprar a carne poucas horas antes do preparo. A quantidade é de cerca de 200 a 300 gramas por pessoa.
O Clube da Carne já oferece carne moída 100% pronta para Carne de Onça! E o melhor, carne de Angus!
Outros ingredientes:
Pão preto fatiado (broa úmida de centeio)
Cebola,
Cheiro verde
Sal
Pimenta do reino,
Ovos (só usaremos as gemas)
Molho de pimenta vermelha (ou uma variedade à sua escolha)
Mostarda preta
Molho inglês
Maionese
Limões (siciliano ou galego dão mais aroma e sabor)
Preparo:
Coloque sobre as fatias de broa uma camada leve de maionese, em um prato grande. Sobre a maionese coloque umas 150 gramas de carne (sem temperar antes).
3Adicione sal e molho de pimenta vermelha, além de um pouco de limão e de mostarda. Coloque uma colher ou duas (de sobremesa) de gema de ovo, sobre a carne temperada.
Muito importante – deixe a carne leve e solta. Não a esmague quando espalhar a carne sobre o pão, com um garfo. Apenas a ordene sobre o pão, suavemente.
Agora coloque a cebola bem picada. Sobre a cebola, coloque cheiro verde – aqui a sugestão é exagerar! Salgue novamente.
Adicione molho inglês, pimenta do reino (pouca) e enfeite com linhas de maionese. Para encerrar, regue com um bom azeite de oliva.
A grande exclusividade da Carne de Onça Curitibana é a ausência de temperos batidos com a carne.
Onde comer em Curitiba;
Sugerimos algumas Carnes de Onça que você precisa conhecer em Curitiba. Nossa seleção partiu da grande diferença na forma, apresentação e sabor dos pratos entre os três bares.
Bar do Pudim – servida sobre uma broa preta, com generosa camada de cebolinha, cebola e mostarda escura. Delicie-se neste que é um dos bares mais tradicionais da capital. Lanche em formato individual.
Bar Schimmel – lá chama-se Hackepeter. Vem servido com pães em separado. Em sua receita existem alcaparras e anchovas. Seu sabor é de exclusividade única. Acompanha mostardas e raiz forte. Prato em formato ideal para 2 ou 3 pessoas.
Mercearia Fantinato – um carrinho é trazido até sua mesa. Nele, o próprio garçom – com habilidade digna de chef de cozinha – monta na sua frente a Carne de Onça.
Sim, no meio do salão! Você pode inclusive pedir mais ou menos de determinado ingrediente.
Alerta aos que não gostam de alho: por padrão, eles capricham neste condimento. Caso não goste de exageros, avise o garçom já no início do processo!
Algumas curiosidades;
O nome Carne de Onça tem origem no hálito dos seus apreciadores!
O prato original, Hackepeter, é feito de carne suína crua. Parece um prato difícil para nós brasileiros, não?
Vale a reflexão de como a cultura nos impõe limites gastronômicos que precisamos superar! O Clube da Carne oferece carne 100% pronta para o preparo de Carne de Onça. E o melhor, com todo o sabor que só a carne Angus oferece.
Agora é a sua vez. Prepare em casa, compare com as opções servidas em diferentes bares e restaurantes e invente a sua própria Carne de Onça.
Serviço;
Bar Schimmel – Avenida Desembargador Hugo Simas, 1873 – Bom Retiro, Curitiba – PR, 80520-250 (41) 3078-4547
Bar do Pudim: Praça do Redentor, 322 – São Francisco, Curitiba – PR, 80520-010 (41) 3022-1553
Mercearia Fantinato: Rua Mateus Leme, 2553 – Bom Retiro, Curitiba – PR, 80530-010 (41) 3023-1953