segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Filé Mignon Suíno;



🔺Receita (I)

Ingredientes;


Confira os ingredientes para preparar a receita de Filé Mignon Suíno ao molho de mostarda-preta.

Filé Mignon Suíno

1 cebola picada
2 dentes de alho picados
3 colheres de cheiro-verde picados
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
3 colheres de mostarda-preta
1 colher de café de pimenta em grãos
2 ramos de alecrim
1 taça de vinho branco
1 xícara de Creme de Leite
Azeite a gosto

Preparo de Filé Mignon Suíno ao molho de mostarda-preta. Corte o filé mignon suíno em medalhões e tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira, coloque uma colher de azeite e grelhe todos os lados do medalhão. Retire e reserve. 


Na mesma panela, acrescente a pimenta em grãos, a cebola e o alho muito bem picados e refogue. Adicione o alecrim e o vinho branco e espere começar a secar.

Junte a mostarda e o creme de leite e abaixe o fogo. Tempere com sal e pimenta. Coloque os medalhões de filé mignon suíno no molho, regue os filés e deixe cozinhar em fogo baixo.

Finalize com cheiro-verde. Coloque o molho no prato e arrume os medalhões. Sirva com arroz branco e legumes na manteiga


🔺Receita (II)

Ingredientes


Para a calda:

4 laranjas
3 folhas de louro
12 grãos de pimenta-do-reino
2 e 1/2 xícaras, aproximadamente, de azeite de oliva extravirgem
3/4 de xícara de vinho branco seco
2 colheres (chá) de sal grosso

Para o filé suíno:


1 kg de filé-mignon suíno
8 rodelas de laranja em calda
2 colheres (sopa) de tomilho
1 colher (sopa) de sal grosso
3 colheres (sopa) de açúcar demerara

Preparo da Calda;

Corte duas laranjas ao meio, esprema o suco e reserve. Corte as duas outras laranjas em rodelas finas sem descascar, coloque-as numa panela com o louro, a pimenta, 3 colheres (sopa) de azeite, o vinho branco, o suco das laranjas espremidas e ponha água até cobrir as laranjas.

Leve para ferver, abaixe o fogo e cozinhe por uns 25 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar no líquido. Ponha as laranjas em um recipiente pequeno, cubra com azeite e feche. Guarde na geladeira por até uma semana.

Filé suíno

Ponha a carne numa superfície de trabalho, polvilhe o sal grosso e metade das folhas de tomilho, espalhe por cima o açúcar, apertando firme

Aqueça uma chapa de ferro fundido grande até que uma gota de água jogada na superfície evapore imediatamente e chie. Coloque, com uma espátula grande, o filé-mignon na chapa com o açúcar virado para baixo. 

Cozinhe sem mexer por uns 5 minutos. Se o açúcar começar a queimar, abaixe o fogo e, se precisar, ponha mais açúcares-pedra na mesma chapa, mais para o canto, uma colher (sopa) de açúcar e ponha as rodelas de laranja. Deixe uns minutos e vire as rodelas.

Vire a carne, para dourar todos os lados, o que deve levar mais uns 15 minutos. Passe a carne para uma tábua de cortar e deixe descansar por 10 minutos, coberta com papel alumínio, sem apertar, antes de cortar.

Tempere com sal e o restante das folhas de tomilho e ponha na travessa de servir, acompanhando com as rodelas de laranja.


🔺Receita (III)

1 parte de filé mignon suíno descongelado
4 dentes de alho bem picadinhos
Bacon fatiado
Sal à gosto
Alecrim pra decorar

Preparo;

Corte o filé mignon em pedaços de mais ou menos dois dedos, tempere com o alho e sal. Deixe descansar por pelo menos meia hora. Enrole uma fatia de bacon em torno de cada filé e prenda com um palito de dente, decore com folhinhas de alecrim, dá um sabor super especial.

Unte uma assadeira com óleo, coloque os medalhões, cubra com papel alumínio e leve ao forno coberto por 20 minutos, descubra, e deixe dourar. 

Depois que estiver dourado, vire para dourar do outro lado. Sirva a seguir. A carne fica super macia, desfiando. Fácil né ?


🔺Receita (IV) - Assado

1 parte de filé mignon
6 dentes de alho bem picadinhos
1 cebola grande picadinha
2 galhos de alecrim
1 sachê de tempero de legumes
Sal à gosto

Preparo;

Forre uma assadeira com papel alumínio. Regue o centro com azeite e faça uma caminha com metade da cebola, metade do alho, metade do sachê de tempero, sal e coloque o filé por cima. 

Passe o sal na parte de cima do filé, o tempero restante do sachê, o restante do alho e da cebola. Coloque as folhas de alecrim e dê uma regadinha com azeite. 

Feche o papel como se fosse fazer uma casinha e leve para assar em forno médio ( 180 º ) fechado por mais ou menos 45 minutos.

Abri, tirei do forno, deixei esfriar e levei para congelar, já que hoje o prato com carne era o medalhão. Em uma outra refeição, é só descongelar, levar a forno para dourar e pronto. Mais fácil impossível, só comprando já pronto.


🔺Receita (V) - Com Legumes

Ingredientes:


1 peça ou pedaço de filé mignon suíno picadinho em pequenos pedaços, você escolhe o tamanho que mais gostar
molho de alho
mostarda
sal
temperos à gosto, utilizei uma mistura de ervas chamada alla siciliana, mas você pode usar o que mais gostar ou o que tiver em casa
2 a 3 colheres (sopa) de amido de milho, depende da quantidade de carne que você utilizar
óleo para fritura

Legumes:

você pode utilizar os que mais gostar ou tiver em casa
eu utilizei dois tipos de pimentões cortados em pedaços
brócolis pre cozidos no vapor
cebola em pedaços
manteiga
azeite
alho picadinho
sal

Preparo:

Corte o filé mignon e tempere com sal, mostarda, molho de alho e os condimentos.Deixe pegar um pouco de tempero.

Depois desse tempo, adicione o amido e misture com colher até que estejam todos os pedaços de carne envolvidos pelo amido.

Aqueça muito bem o óleo e vá fritando aos poucos a carne, uma porção de cada vez até que fique bem douradinha e colocando em papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

Não precisa ser uma quantidade muito grande de óleo, não precisa ficar totalmente mergulhado no óleo.

Enquanto frita o filé, prepare os legumes.Aqueça uma frigideira ou panela com a manteiga e um fio de azeite, vá fritando na manteiga os legumes um tipo por vez e acomodando em uma travessa.

Repita a operação até acabarem todos os legumes, se necessário adicione mais manteiga e azeite.


Quando terminarem os legumes, adicione um pouco de alho na manteiga que sobrou na frigideira e doure bem. Regue os legumes com esse alho e misture bem até que todos os legumes peguem sabor.

Adicione sal à gosto e sirva com o filé mignon fritinho. Esse filé mignon fica crocantinho por fora e macio por dentro, experimente e depois me conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário