sexta-feira, 4 de maio de 2018

Vinagre;



Existem no mercado vários tipos de vinagre e cada um tem a sua aplicação específica que deixa a culinária muito mais saborosa.

🔺Vinagre balsâmico / Aceto balsâmico

Escuro e bastante aromático, é feito com uvas selecionadas da região de Modena, na Itália. 

O autêntico vinagre balsâmico passa por um longo processo de fermentação, feita em barris de madeira, que deve durar pelo menos 10 anos. 

É excelente no preparo de molhos para saladas, para temperar legumes ou para enriquecer molhos a partir do fundo de cozimento.


🔺Vinagre de xerez:

O vinagre de xerez, produto espanhol, é feito a partir de vinho de xerez que é produzido na região de mesmo nome no sul da 

Espanha, e pode ser usado em pescados, saladas, carnes brancas e sobremesas, possui um sabor delicado e exclusivo e é utilizado até em drinques. 

O xerez tem aroma e sabor penetrantes que lembram madeira, já que no processo de produção ele passa por pelo menos dez barricas de madeiras. Desta maneira ele é sim mais caro e especial.


🔺Vinagre de álcool:

É um dos mais consumido, feito da fermentação do álcool etílico (álcool de cana). Possui poucos nutrientes e sabor acentuado. Também é o mais barato do mercado. Pode ser utilizado para temperar todos os tipos de pratos.


🔺Vinagre de vinho:

É elaborado a partir do vinho tinto ou branco. Sua qualidade difere de uma marca para outra e alguns são bem ácidos. Ótimos para temperar qualquer alimento e para marinadas. 

Ele é mais nutritivo que o vinagre de álcool, pois contém nutrientes da uva, como polifenóis antioxidantes. Por causa de suas propriedades, muitas vezes é utilizado em dietas de emagrecimento.


🔺Vinagre de cereais:

O mais comum é o feito de arroz. Tem sabor mais suave e é bastante utilizado na culinária oriental.


🔺Vinagre de frutas :

No Brasil, um dos mais consumidos é o de maçã. Na Bolívia, por exemplo, o mais utilizado é o de banana. No Sri Lanka, o costume é preparar vinagre de coco. 

Tem sabor mais adocicado e carrega as propriedades da fruta. A maçã é rica em fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. O vinagre de framboesas está entre as novidades.


🔺Vinagre de mel:

É feito a partir da fermentação do mel e bastante utilizado em sobremesas. O mel é revigorante e contém substâncias que deixam a pele e o cabelo mais bonitos.


🔺Vinagre de champanhe:

Feito totalmente a partir da bebida, não é muito utilizado no Brasil. Trata-se de um produto de cor pálida e sabor elegante, como a bebida da qual procede. Ele pode ser usado para temperar saladas, carnes brancas e também sobremesas.


🔺Vinagre de malte:

É um produto escuro e fermentado, feito a partir do malte de cevada. É usado tradicionalmente na Inglaterra para companhar o clássico peixe e batatas fritas (fish and chips). É também usado em molhos para saladas.


🔺Vinagres aromatizados:

Os vinagres podem ser aromatizados com ervas, especiarias, frutas ou alho, e são indicados para molhos de saladas. Os aromatizados com frutas podem ser usados em molhos para sobremesas, musses, sorvetes ou borrifados sobre panquecas e waffles.


🔺Agrin:

Somente pode ser denominado de VINAGRE, o que realmente for produzido exclusivamente a partir de 100% de fermentados de uva, frutas, cereais ou cana de açúcar. 

O Agrin é um fermentado químico de álcool com vinho, isto é, sua composição surge a partir de percentuais variável de álcool e vinho, que normalmente é composto de 90% de álcool e 10% de vinho, o que o torna muitíssimo mais barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário