Ingredientes:
500 g de morango
4 colheres de sopa de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
3 colheres de vinho branco (opcional)
Preparo
Para elaborar o molho de morango caseiro você deverá lavar bem todos os morangos, retirar os talos e picá-los. Se quiser, você pode reservar alguns para decorar o prato que quiser cozinhar com este molho.
Depois, prepare todos os ingredientes. Recomendamos que você utilize açúcar integral (mascavado), mas, se não o tiver, pode utilizar o refinado. Do mesmo modo, o vinho branco é opcional, mas sempre dará um toque de sabor.
Agora, pegue uma panela com a capacidade suficiente para introduzir nela todos os morangos. Depois, adicione o açúcar, o vinho branco e o vinagre balsâmico.
Mexa tudo com uma colher de madeira e cozinhe en fogo médio durante 20 minutos, aproximadamente. Se for necessário, abaixe o fogo. Se não tiver vinagre balsâmico ou não gostar de seu sabor, você pode utilizar essência de baunilha em seu lugar.
É importante mexer o molho com a colher de vez em quando. O molho de morango deverá adquirir uma textura similar à da geleia, mas não tão consistente. Se após este tempo os ingredientes ainda não tiverem misturado bem e não tiverem esta textura, deixe por mais uns minutos.
Quando estiver pronto, retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Depois, se quiser que fique mais fino e eliminar os possíveis pedacinhos de morango que tenham ficado, despeje em um recipiente de borda alta e bata. Você pode triturá-lo tanto com uma batedeira como em um liquidificador.
E pronto! Você já tem o seu molho de morango terminado e preparado para acrescentar aos seus pratos favoritos. Este molho é ideal para condimentar carnes como o lombinho, acrescentar às saladas ou, inclusive, cobrir uma torta.
Como decoração, acrescente alguns morangos picados. Para conservá-lo por mais tempo você deverá reservar em potes com fechamento hermético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário