terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Lulas Recheiadas



Ingredientes:


500g de lulas limpas
600g de tomate bem maduro (ou 1 lata de 400g tomate pelado e 1 pacote de 200 mL de polpa de tomate)
1 cebola e meia picadinha
3 dentes de alho picadinhos
150 mL de azeite (mais coisa, menos coisa)
6 cenouras pequenas ou 3 cenouras grandes às rodelas
meia colher de chá de cominhos em pó
um terço de um pimento vermelho
3 colheres de sopa de arroz cozido (ensinaram-me a fazer com arroz cru, mas tenho a sensação que assim me sai melhor e sempre aproveito algum restinho de arroz que tenha no frigorífico)
2 colheres de chá de açúcar amarelo (facultativo)
cerca de 1/3 de chouriça (facultativo)

Preparação:

1- Comecem por limpar bem as vossas lulas e tirar-lhes os tentáculos. Ponham as lulas de lado e cortem os tentáculos em bocadinhos pequenos. De seguida lavem o pimento, removam-lhe as sementes e os veios brancos onde elas vêm agarradas e cortem-no em cubinhos pequenos, quase picadinho.






Misturem os pimentos e os tentáculos de lula ao arroz cozido e aí têm o vosso recheio.





Nesta altura agarrem nas vossas lulas limpas e encham-nas com este recheio, fechando a abertura da lula com um palito.



Entretanto preparem um refogado com o azeite, a cebola picada, o alho picado e a cenoura às rodelas. Deixem refogar a temperatura média e com o tacho tapado.



Quando o refogado estiver louro adicionem o tomate e a polpa de tomate, o açúcar e os cominhos. Se os vossos tomates forem de muito boa qualidade, doces e madurinhos, o açúcar pode ser dispensável. Se não é esse o caso, usem-no para que o molho não fique muito ácido.



Ponham os ingredientes cozinhar juntos durante 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando e adicionem-lhe então as lulas cheias.
Deixem cozinhar com o tacho meio destapado durante cerca de 45 minutos a 1 hora, em lume brando, mexendo de vez em quando.
Sim, demora tempo, porque as lulas vão soltar muita água para o molho, espalhando o seu sal e absorvendo outros aromas, e é necessário deixar evaporar esse excesso de água para que o molho fique grossinho, de aspecto agradável e não "aguado".
Atenção: não acrescentei sal à lista de ingredientes propositadamente! Provem o molho antes de apagar o lume: geralmente não vão sentir necessidade de acrescentar sal, mas se assim for, acrescentem-no quase no fim e a pouco e pouco até estar ao vosso gosto. Evitam assim tornar um prato tão moroso numa verdadeira salmoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário