Receita (I)
Tomates de preferencia San Marzano, (é um tipo de tomate mais ou menos comprido), é melhor esse tipo de tomate por conter menos agua de vegetação.
Os tomates tem de ser maduros, firme e sem nenhuma rachadura ou manchas na sua superfície.
Sal fino.
Preparo
1-Lavar delicadamente os tomates e secar com um pano limpo, dividir a metade o tomate no sentido do comprimento e deixar escorrer a agua de vegetação.
Colocar os tomates em uma peneira bem limpa, com a parte de fora do tomate apoiado na peneira e com a parte aberta para cima.
2- Espalhar um pouco de sal por cima dos tomates para evitar as visitas dos insetos e leve ao sol para secar. Retirando a tarde para evitar que pegue umidade.
3- Continuar assim por diversos dias ate os tomates ficarem bem sequinhos e sem nenhuma umidade (eles devem ficar bem encolhidos).
4- Se não tiver sol, principalmente nos primeiros dias, colocar os tomates no forno com fogo baixo, fazendo só enxugar sem cozinha-los e prosseguir com a secagem ao sol.
5- Para quem não tiver espaço para secar os tomates ao sol, pode secar no forno, mas deve deixar secando por aproximadamente 8/10 horas em fogo baixo a 120 graus.
6- Os tomates depois de secos, podem ser conservados em local fresco e seco em potes de plasticos ou vidro fechado, ou em saquinhos de papel na geladeira, ou então em conserva com azeite de oliva,
Nenhum comentário:
Postar um comentário