Receita (I)
1 cebola grande
1 pimentão grande
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de páprica
1 pitada de pimenta caiena
molho de pimenta (tipo Tabasco) a gosto
800g de tomates sem pele em lata
6 ovos
salsinha
queijo parmesão
sal
pimenta do reino
Preparo
1- Pré-aqueça o forno a 200 graus.
Corte a cebola e o pimentão em fatias e pique bem o alho. Separe uma frigideira que possa ir ao forno e aqueça o azeite.
Obs.
1- Para que a sua frigideira possa ir ao forno, ela precisa ser feita inteira de metal e não pode ter nenhuma parte de plástico, inclusive no cabo.
Se você não tiver nenhuma frigideira assim em casa, não desista! Eu te ajudo.
2- Você pode fazer o molho na frigideira e depois transferir para uma forma antes de levar ao forno. Combinado? Combinado. Salteie a cebola e o pimentão até a cebola ficar transparente. Adicione o alho, o cominho, a páprica, a pimenta caiena e misture por 1 ou 2 minutos.
3- Adicione todo o tomate e o líquido da lata e cozinhe por cerca de 10 minutos, até o molho ficar bem espesso.
Prove o molho e tempere com sal e pimenta do reino. Adicione o molho de pimenta a gosto.
4- Se você vai transferir para uma forma, agora é a hora. Transfira todo o seu molho para uma forma ou um refratário que possa ir ao forno e prossiga.
Com uma colher, faça 6 cavidades no molho para colocar os ovos (não precisa ficar perfeito não, é só para dar uma ajuda aos ovos).
5- Com cuidado, quebre um ovo dentro de cada cavidade. Tempere cada ovo com um pouquinho de sal e leve ao forno por 7 a 10 minutos. Lembre-se que quando a shakshuka sair do forno, o ovo continua cozinhando no calor residual do molho, então se você gostar de gema mole, não deixe passar de 7 minutos, 10 minutos é para os amantes de gema dura.
6- Assim que sair do forno, salpique salsinha e queijo parmesão ralado sobre a shakshuka. Sirva imediatamente com pão para acompanhar
Nenhum comentário:
Postar um comentário