quinta-feira, 3 de março de 2016

Nhoque de Beterraba - 3 Escolhas.



Receita (I) - Com Gorgonzola

2 beterrabas
2 batatas
1 ovo
Manteiga
1 xícara de farinha de trigo
100 gr de queijo gorgonzola
¼ tablete de caldo de legumes dissolvidos em 250 ml de água
½ copo de vinho branco
250 ml de creme de leite fresco
Pimenta do reino branca

Preparo

1- Em uma panela coloque as beterrabas e as batatas para cozinhar com as cascas. Cuidado que as batatas cozinharam bem mais rápido que as beterrabas, porém cozinhá-las junto faz com que as batatas peguem a cor da beterraba.


2- Quando as batatas estiverem macias retire e reserve. Faça o mesmo com as beterrabas. Retire as cascas dos dois legumes e passe os dois pelo espremedor. Em uma vasilha coloque a beterraba, a batata, o ovo, a manteiga e a farinha.

3- Misture bem ate formar uma massa. Se for preciso adicione um pouco mais de farinha de trigo pois a quantidade exata vai depender do tipo de batata e da umidade que esse legume traz para a massa.

4- A massa deve ficar leve mas com uma consistencia que seja possivel trabalhar com ela. Sobre uma superfície lisa polvilhada de farinha abra pequenos rolinhos com essa massa e corte os nhoques. Reserve.

Prepare o molho.

1- Em uma panela pequena coloque a manteiga para derreter. Corte o queijo em pequenos pedaços e coloque na panela. Mexa até que o queijo esteja todo dissolvido mas não deixe queimar o fundo da panela. 

2- Acrescente o vinho e o caldo de legumes. Tempere com pimenta do reino branca a gosto.
Deixe em fogo brando até reduzir a metade. 

3- Acrescente o creme de leite fresco e mantenha em fogo brando. Prove e acerte o sal se for necessário. Em uma panela grande com água fervente coloque os nhoques para cozinhar.

4- Conforme forem subindo, boiando, retire e coloque em um recipiente. Regue com um pouco de manteiga ou azeite para que não grude um ao outro. Sirva em um prato guarnecido do molho de gorgonzola.

Receita (II) - Molho Cremoso

4 batatas grandes (de preferência o tipo Asterix)
2 beterrabas médias
1 ovo médio
1 xícara (chá) de farinha de trigo – aproximadamente
1/3 xícara (chá) de amido de milho
15 g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Molho

1/2 cebola pequena ralada
15 g de manteiga sem sal
400 g de creme de leite (pode ser o fresco ou o de caixinha)
200 ml de leite
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de noz moscada (de preferência ralada na hora)
sal a gosto

Guarnição


nirá (alho japonês)
azeite
sal

Preparo Nhoque

1- Descasque as batatas, corte-as em cubos e embrulhe um papel alumínio (faça trouxinhas não muito grandes, se for o caso, faça duas ou três). Faça o mesmo com as beterrabas.

2- Coloque essas trouxinhas em assadeiras e leve-as para assar em forno preaquecido a 220 graus até que amoleçam (faça o teste com um garfo, se conseguir espetar sem dificuldade, então estão prontas).

3- Coloque essas batatas e beterrabas em um processador de alimentos, junto com a manteiga e o ovo. Bata até obter uma pasta. Se não tiver, use um amassador manual, coloque em uma tigela e acrescente a manteiga e o ovo.

4- Junte à essa mistura o amido de milho, o queijo parmesão ralado e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até dar liga. Caso seja necessário, acrescente um pouquinho mais. 

5- Enfarinhe uma bancada, faça rolinhos com parte da massa e usando uma faca, corte os nhoques. Vá colocando-os em uma assadeira enfarinhada, guardando um espacinho entre eles.

Obs.

1- Para não perder o ponto e colocar farinha demais, ferva água em uma panelinha enquanto prepara a massa. Coloque uma bolinha da massa e aguarde ela cozinhar. Veja se ela está macia, porém firme. Aí é o ponto ideal.

2- A massa quando está crua tende a ficar mais mole, não se assuste. Ao cozinhar ela vai endurecer um pouco, por isso esse procedimento ajuda a não errar.

Para cozinhar

1- Ferva água em boa quantidade, com um pouquinho de sal, em uma panela grande. Coloque cuidadosamente algumas unidades do nhoque.
Eles vão para o fundo e quando subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira e deixe escorrendo em uma peneira. 

2- Quando esses da peneira estiverem prontos, coloque-os em uma assadeira e regue com um fiozinho de azeite para não grudarem.
Repita o processo até cozinhar tudo. Mantenha-os em lugar aquecido.

Obs.


Os nhoques nesse ponto podem ser congelados em embalagens apropriadas.

Molho

1- Em uma panela de fundo grosso, refogue a cebola na manteiga. Adicione o creme de leite, o leite, o requeijão, o parmesão ralado e a noz moscada. 

2- Corrija o sal. Mexa e deixe cozinhar em fogo brando até obter cremosidade (se necessário utilize mais leite).

Guarnição

1- Corte os talos do nirá e refogue-os em azeite e sal a gosto. Se não encontrar, decore com ciboulette ou outro.

Para servir: 

1- coloque o molho no fundo do prato, disponha o nhoque e decore com o nirá. Se quiser, pode colocar o nhoque em uma fôrma única, despejar o molho, salpicar queijo ralado e levar ao forno por alguns minutos.

Receita (III) - Com Molho Pesto

700gr de batata
300gr de beterraba
250gr de farinha de trigo
60gr de queijo parmesão
20gr de manteiga
4 gemas
raspas 1 laranja
pimenta do reino
noz moscada
Sal (opcional)

Preparo

1- Cozinha a beterraba no vapor até que esteja macia, passe no espremedor de batatas (se não conseguir, pode precisar a beterraba), faça o mesmo com a batata, depois passe no amassador (não precisa processar a batata),

2- Numa vasilha grande misture a beterraba e a batata amassadas, adicione o parmesão, a manteiga, o sal, a pimenta do reino, a noz moscada as raspas da laranja, mexa bem e adicione as 4 gemas, misture bem, tampe o recipiente com plástico filme e deixe na geladeira por 3 horas.

3- Passado o tempo, retire da geladeira e acrescente aos poucos a farinha, pode não precisar usar tudo, o ponto é quando desgruda da mão, mexa até a massa ficar homogênea. Numa superfície limpa, faça bolinhos com a massa e de pois corte em pedaços de aproximadamente 1cm.

4- Coloque água para ferver, quando estiver fervendo coloque aos poucos o nhoque para cozinhar, quando subirem(boiarem) estão prontos, vá retirando.
Essa receita rende bastante nhoque, eu congelei em saquinhos várias porções.

Receita molho pesto de rúcula


2 maços de rúcula
100gr de pistache
40gr de queijo parmesão
1 dente de alho
azeite de oliva
pimenta do reino a gosto
sal (opcional)

Modo

1- No liquidificador ou processador coloque apenas as folhas da rúcula, sem os talinhos, descasque os pistaches e rale o queijo parmesão (eu compro ralado fresco), coloque no processador, descasque e corte o alho em pedaços e 

2- Acrescente, um pouco de pimenta do reino e processo, aos poucos acrescente o azeite de oliva e quando virar uma massa homogênea está pronto.

3- Para misturar a massa acrescente um pouco da água do cozimento do nhoque para virar um molho grosso e misture com o nhoque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário