segunda-feira, 7 de março de 2016

Nhoque de Abóbora com Ragu de Carne.



Receita (I)

Nhoque


500 g de abóbora
Cerca de 1/2 xícara de farinha
1/2 xícara de amido de milho (maisena)

Ragu

2 bifes pequenos (usei coxão mole)
1 lata de tomate pelado
3 dentes de alho picado
1 colher de sopa de cebola picada
Azeite
Manjericão (seco ou fresco)
Sal

Preparo

Corte a abóbora em pedaços e tire a casca, e coloque para cozinhar em uma panela de água, até ficar bem macia. Enquanto isso, ao ragu!

Ragu


1- Use uma carne bem macia - filé mignon é ótimo para isso - para picar na ponta de faca. Vá cortando o bife em tirinhas finas no sentido contrário às fibras da carne, depois corte as tiras em cubinhos bem pequenos. 


2- Fazer com dois bifes é mole, quero ver com um quilo de carne, rs.
Leve a cebola ao fogo com uma boa colherada de azeite até corar um pouco, junte o alho, acrescente a carne picada e frite, para dourar também. 

3- Esmigalhe os tomates pelados da lata, com um pilão ou com as mãos mesmo, e coloque os tomates esmigalhados mais o caldo na panela. Tempere com manjericão e sal a gosto e coloque mais uma boa colherada de azeite.

4- Deixe cozinhar em fogo baixo enquanto prepara o nhoque.Nhoque: amasse a abóbora cozida e junte a farinha de trigo e o amigo, misturando bem. Tive que colocar mais farinha para a massa começar a desgrudar, mas deve ter sido porque a abóbora era daquelas bem aguadas. 

5- Devo ter usado 1 xícara de farinha. Em superfície enfarinhada, faça os rolinhos de massa e corte com uma faca lisa.
Coloque uma panela de água no fogo e, quando ferver, acrescente sal e coloque as pelotas de nhoque, aos bocados. 

6- Quando o nhoque subir à superfície, retire com uma escumadeira e coloque em uma travessa untada com azeite. Não ferva muitas pelotas de nhoque de uma vez, elas devem ficar livres para boiar.

7- Vá regando as camadas de nhoque na travessa com um fio de azeite, para não grudar. Sirva com o ragu de carne por cima e queijo parmesão ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário