Receita (I)
700 g de carne moída magra
2 c. sopa de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
1 c. sopa de manjericão fresco picado
1 c. sopa de orégano
2 c. de sopa de açúcar mascavo
1 1/2 c. de chá de sal
1 lata de tomates pelados
2 latas de molho de tomate
12 folhas de lasanha
2 ovos batidos
500 g de ricota
1/2 x. de queijo parmesão ralado
2 c. sopa de salsinha seca (usei fresca)
1 c. chá de sal
400 g de mussarela em fatias
2 c. de sopa de parmesão ralado
Preparo;
Refogue a carne no óleo com as cebolas e o alho. Adicione o manjericão, o orégano, o açúcar mascavo, 1 ½ c. de chá de sal, os tomates pelados (dê uma misturada nos tomates dentro da lata para desmanchá-los um pouco) e o molho de tomate.
Deixe cozinhar por 30-45 minutos, misturando de vez em quanto. (Se utilizar aquela massa que não necessita de pré-cozimento, como eu, deixe o molho no fogo por menos tempo, para que ele fique mais líquido.)
Preaqueça o forno à 190 C. Ferva água com um pouco de sal e cozinhe as folhas de lasanha conforme as instruções da embalagem.
Disponha as folhas sobre guardanapos ou panos de prato para retirar o excesso de água. (Etapa dispensável para quem estiver usando massas que não precisam de pré-cozimento)
Misture os ovos, a ricota, o queijo parmesão (1/2 x.), a salsinha e 1 c. de chá de sal em uma tigela. Coloque 1/3 das folhas de lasagna no fundo da assadeira ou pirex.
Cubra-as com ½ da mistura de ricota, 1/2 da mussarela e 1/3 do molho. Repita. Termine com o resto da massa e do molho. Polvilhe com o parmesão restante.
(Se estiver utilizando as massas secas, que cozinham no forno, cubra com papel alumínio, asse por 20 minutos, ou conforme o tempo indicado na embalagem, e, ao final, retire o papel e deixe dar uma ligeira gratinada).
Asse por 30 minutos. Espere 10 minutos antes de servir. No dia seguinte a lasanha fica ainda mais gostosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário