quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Conserva de Jiló;



🔺 Receita (I)

27 jilós (lavados e descascados bem fininho, usar descascador de legumes)
01 cebola grande cortada em rodelas medias e partidas ao meio
02 cabeças de alho inteiras e mais 02 dentes
02 pimentas dedo de moça
02 cubos de caldo (carne, frango ou legumes)
Sal a gosto
Pimenta do reino em grãos socados grosso
Vinagre de vinho branco q.b.
500 ml de azeite extra virgem

Preparo;

Prepare uma panela grande e funda com água fria e 02 colheres de sopa cheias de sal, mexa bem. Reserve. 

Corte os jilós no sentido do comprido, em fatias finas, use um mandolin ou o descascador de batatas e coloque na água com sal, deixe de molho (use um prato invertido para manter as fatias submersas) por 30/40 minutos.

Coloque uma panela grande com 2/3 de água sobre o fogo alto, nessa água deixe ferver os 02 cubos de caldo escolhidos, as 02 cabeças de alho com casca e tudo, as 02 pimentas dedo de moça inteiras e 01 pitada de sal e 01 pitada de pimenta do reino.

Assim que essa panela começar a ferver, pegue a outra panela com os jilós fatiados e escorra a água fora, coloque os jilós fatiados na panela com água/caldo fervente, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos.

Retire os Jilós, as cabeças de alho e as pimentas com a ajuda de uma escumadeira e espalhe sobre uma assadeira, deixe esfriar (pode descartar o caldo).

Descasque as cabeças de alho cozidas e os 02 dentes de alho cru e corte todos em fatias finas e misture. Reserve. Corte a cebola em rodelas medias e reserve.

Corte as pimentas ao meio, descarte os cabos e as sementes, pique bem miudinho. Reserve. Agora pegue uma vasilha plástica (tipo Tupperware) com tampa, grande o suficiente para guardar a conserva na geladeira e vamos fazer as camadas :

No fundo um fio generoso de Azeite, gotas do vinagre, um pouco do alho picado, um pouco das cebolas, um pouco das pimentas dedo de moça e agora arrume as fatias de jiló, uma a uma para cobrir o fundo da vasilha, 01 pitada de pimenta do reino e nova camada com outro fio generoso de

Azeite, gotas do vinagre, um pouco do alho picado, um pouco das cebolas, um pouco das pimentas dedo de moça e nova camada de fatias de jiló, outra pitada de pimenta do reino e assim sucessivamente até acabar com o jiló, e cobrir tudo com o azeite (tem de ficar boiando de leve em azeite).

Tampe a vasilha e leve a geladeira, por pelo menos 48 horas (dois dias).
Antes de servir e depois das 48 horas, passe as colheradas da conserva por uma peneira (reserve o azeite) e agora sem liquido e com a ajuda de um garfo e uma faca pique toda a conserva (para ficar mais fácil de colocar sobre uma torradinha) e volte ela para o azeite. Sirva acompanhada de torradinhas de pão.


🔺 Receita (II)

- 1 vidro grande esterilizado com agua quente
– 1 bandejinha de jiló
– vinagre de maça a gosto
– azeite a gosto
– 1 cebola média picada grosseiramente
– sal
– 1 limão

Preparo;

Retire os talos do jiló e pique ao meio, coloque-os em uma panela e cubra de água, acrescente o limão espremido. Deixe ferver, quando o jiló começar a escurecer é hora de retirar e escorrer.

Reserve em um escorredor para que ele possa secar. Numa tigela, coloque um pouco de sal, azeite, vinagre e cebola. Mexa e experimente. Coloque também (se tiver) uma pimentinha.

Acomode metade dos jilós no vidro e despeje um pouco do tempero. Acomode o restante e coloque mais do tempero, até cobrir tudo. Tampe e leve a geladeira por 2 dias. Aproveite.


🔺 Receita (III)

1\2 k de jiló pequenos
250 ml de água filtrada
250 ml de vinagre claro
1\4 de x de chá de azeite
3 dentes de alho pequenos
01 pimenta dedo de moça
1 colher de sopa de orégano
2 folhas de louro
Sal

Preparo;

Depois de higienizar os jilós, coloque-os inteiros em uma panela com água e deixe ferver até que que cozinhem, fiquem macios, mas que fiquem firmes.

Escorra e passe em uma peneira e coloque por uns três minutos em água gelada para interromper o cozimento.

Escorra novamente e passe para um recipiente que tampe bem e reserve, preferência em vidro lavado e esterilizado.

Leve ao fogo a mistura da água, o vinagre, os dentes de alho, duas folhas de louro e uma pitada de sal sal e deixe até ferver.

Quando atingir o tempo de fervura marque mais dois minutos e desligue.
Coloque este liquido quente sobre o jiló, e acrescente o azeite, mexa delicadamente, tampe bem o recipiente e deixe para servir no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário