Receita (I)
1 kg de paleta de porco cortada em cubos
200 g de toucinho cortado em cubos
3 colheres (sopa) de sementes de erva-doce
4 dentes de alho picados
1 1/2 colher (sopa) de páprica
1 colher (sopa) de sal
4 colheres (chá) de pimenta calabresa
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de vinho branco seco
Tripas de carneiro (ou outras)
Preparo;
1- Deixe a paleta e o toucinho no congelador por 30 minutos. Coloque no congelador também o moedor, pois isso vai fazer com que seja mais fácil moer a carne.
2- Toste a erva-doce numa frigideira em fogo alto até começar a sair fumaça e ficar fragrante. Retire e macere bem num pilãozinho. Junte o alho, sal, pimentas, páprica e misture.
3- Passe a carne parcialmente congelada pelo moedor usando um disco médio. Junte os temperos e o vinho à carne moída e misture com as mãos por 2-3 minutos.
4- Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora, no mínimo (ou deixer passar a noite). Deixe a tripa de molho em água fria por 30 minutos e depois enxágue por dentro e por fora em água corrente.
5- Acople um funil próprio para embutidos ao moedor e insira toda a tripa na ponta. Comece a moer a carne. Assim que ela chegar na ponta do funil, pare, puxe a tripa e de um nó na ponta. Continue moendo a carne e enchendo a tripa.
6- Quando acabar, dê um nó na outra ponta da tripa. Faça gomos de linguiça do tamanho desejado, torcendo cada um em direções opostas.
7- Faça 2-3 furinhos em cada linguiça para que o ar saia durante o cozimento. Cozinhe como quiser ou guarde na geladeira por até 3 dias (ou no congelador por até 3 meses).
Nenhum comentário:
Postar um comentário