domingo, 28 de junho de 2015

Receita Rabada Mineira;



Receita (I) *

1 1/2 kg de rabada, sem excesso de gordura
700g. de batatas
2 molhes de agrião
1 cebola ralada
1/2 cebola ralada
6 dentes de alho
2 folhas louro
Sal, pimenta do reino a gosto
2 tomate maduros ralados
100 ml. de molho inglês.

Preparo;

Retirar todo excesso de gordura, da rabada, temperar com alho, cebola ralada, pimenta , louro, molho inglês, e sal. Deixar marinar por 2hs.

Na panela de pressão colocar 3 colheres sopa de óleo, dourar meia cebola ralada, colocar a rabada, para corar, virando e pingando água, até ficar bem douradinha, nesse ponto cubra com água, tampe a panela e deixe tomar pressão, cozinhe por mais ou menos 30m.

Verifique para ver se está macia, se não volte a pressão, quando estiver macia acrescente as batatas lavadinhas e cortadas ao meio, tomates ralados, prove o sal, e a pimenta.


Se gostar mais apimentado, fique a vontade, acrescente 1 colher de vinagre só pra cortar um pouco da gordura,cubra novamente com água, tampe e volte a pressão, por mais ou menos 15m.

Enquanto isso separe o agrião pelos talos mais finos, por ultimo quando a batata estiver macia , acrescente o agrião, tampe a panela, mas não precisa voltar ao fogo, só o calor do vapor cozinha o agrião., é só servir com arroz branco, e se deliciar.


Receita (II)

2 kg de rabo de boi cortado em pedaços
3 cebolas médias trituradas
5 dentes de alho triturados
cheiro verde a vontade
1 maço de alho poró (opcional) picado em rodelas
2 tabletes de caldo de carne sal
pimenta (do reino, calabresa, ou de sua preferência)
2 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de shoyu
3 tomates triturados (molho) vinagre
1 kg de mandioca (aipim, macaxeira)

Preparo;

Limpe a rabada, retirando todo excesso de gordura, e deixe ferver por 15 minutos em água quente com vinagre, se ainda for necessário limpe pedaço por pedaço depois de aferventado.

Em uma panela de pressão grande, coloque todos os ingredientes, exceto a mandioca e o cheiro verde. Cubra com água e coloque na pressão por 1 hora.

Em seguida abra a panela e veja se a rabada está derretendo de mole
Caso ainda estiver dura, o que é provável (depende da carne) coloque novamente na pressão e se necessário acrescente mais sal e água quente

Enquanto a rabada cozinha, em outra panela coloque a mandioca com sal para cozinhar. Depois de cozida reserve.

Depois que a rabada estiver pronta (molinha), retire o caldo e bata no liquidificador com a mandioca até que a mandioca vire um purê.

Em um refratário coloque o purê do caldo da rabada com a mandioca e por cima coloque a carne da rabada e salpique o cheiro verde.


Receita (III)

1/2 kg de batatas descascadas e cortadas no meio ;
1 molho de cheiro verde;
2 cebolas picadas;
4 tomates pelados;
2 kg de rabada cortada em pedaços;
3 pingos de pimenta malagueta;
Tempero Mineiro a gosto;
3 colheres de sopa de óleo

Preparo;

Remova a gordura da rabada corte em pedaços, lave bem, tempere com o tempero mineiro e a pimenta malagueta; Despeje os pedaços da rabada em uma panela previamente aquecida com óleo e deixe dourar;

Descarte a gordura que ficou na panela, adicione água até que cubra, as cebolas picadas, os tomates e mais pimenta malagueta; 

Quando a rabada estiver quase pronta, adicione as batatas, tampe a panela e deixe cozinhar;  Na hora de servir a rabada mineira, acrescente o cheiro verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário