sexta-feira, 12 de junho de 2015

Receita de Barreado;


Receita (I)

2 Kg de carne fresca - alcatra, cochão mole, patinho, peixinho, acém, etc.
200 gramas de toucinho fresco
2 tomates sem pele
1 cebola
1 dentes de alho
2 folhas de louro
2 pitadas de cominho
1 maços de cheiro-verde
¼ de maço de alfavaca
1 xícara de vinagre e Sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo; 

Na véspera, as carnes e o toucinho devem ser cortados em pedaços pequenos. A carne deve ser temperada numa vasilha grande, adicione todos os temperos picados e deixando-a repousar até o preparo.

Forra-se a panela de barro com o toucinho em cubos levando ao fogo para derreter e dourar. Acrescentar as carnes temperadas e tampar a panela com uma folha de bananeira - previamente sapecada na chapa para amolecer - amarra-se com um barbante grosso nas bordas.

Coloca-se a tampa e barrea- com uma mistura de cinza de fogão à lenha, farinha de mandioca e água fervendo, para dar a liga. Depois de bem vedada, leva-se ao fogo forte nas primeiras horas, passando-se para um fogo mais brando depois.

O fogão deve necessariamente ser a lenha. O tempo de cozimento é de 14 a 20 horas. Quando a folha de bananeira estiver bem escura, o barreado estará pronto.

*Servir com farinha de mandioca, banana, laranja e arroz. acompanhado de caipirinha ou caipivodga


Receita (II)

2, 5 k de coxão mole
300 g de bacon em cubos
2 cebolas grandes, picadas
5 dentes de alho, picados
10 g de cominho em pó
3 folhas de louro
Sal e pimenta do reino, a gosto
200 ml de vinagre de vinho
4 colheres de sopa de óleo de milho
2 l de água fervente

Preparo;

Cortar a carne em cubos de 2 cm em uma vasilha plástica, juntar a carne, o bacon, as cebolas, os dentes de alho, o cominho, o vinagre, o sal e a pimenta do reino misturar tudo muito bem e deixar descansando por uma hora.

Adicionar o óleo de milho em uma panela de barro (de 5 l), untando-a por dentro e levar ao fogo brando, quando o óleo estiver bem quente, acrescentar a carne temperada, mexer bem com uma colher de pau durante cinco minutos

Acrescentar a água fervente tampar a panela e barrear a tampa com pirão de farinha de mandioca; deixar cozinhando por cinco horas após, abrir a panela e verificar o nível da água (2 cm acima da carne) e o sal, se necessário, completar.

Acrescentar as folhas de louro tampar e barrear novamente a panela e deixar cozinhando por mais quatro horas levar a panela, com cuidado à mesa, servir em prato fundo, acompanhado de farinha de mandioca crua e banana prata.

Para esta receita ser servida no almoço eu começo o primeiro cozimento às 19:00h horas e desligo o fogo às 24: 00 h, na manhã seguinte, às 08: 00 horas, após verificar o nível da água e o sal, tampo e barreio novamente a panela, religo o fogo e deixo cozinhando até às 12:00 horas


Receita (III)

3kg de coxão duro limpo de todas as partes de gordura
200g de bacon sem o excesso de gordura ou presunto parma
3 cebolas médias
1 copo (americano) de vinagre (160 ml)
1 copo (americano) de óleo de soja (metade da quantidade original)
8 dentes de alho cortados ao meio
8 unidades de tomates sem sementes
1 maço de cebolinha
1 maço de salsinha
2 colheres (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
2 colheres (sopa) rasas de sal
4 copos (americano) de água
3 folhas de louro

Preparo; 

Forre o fundo de uma panela ou de um caldeirão de barro com o bacon.
Coloque uma camada de carne cortada em cubos de aproximadamente 2 cm, um punhado de cebolinha e outro de salsinha picada, alguns dentes de alho e polvilhe com o cominho, a pimenta e o sal. 

Faça mais camadas. Bata no liquidificador os tomates com a água e coe. Misture com o óleo e o vinagre sobre a carne e coloque as folhas de louro.

Para vedar a panela, faça uma pasta com farinha de mandioca e a água. Coloque a tampa na panela e, na junção das duas, faça uma vedação com essa pasta para evitar que o ar escape.

Cozinhe em fogo baixo em uma chapa ou no fogão a lenha (nunca na chama direta) por, no mínimo, 12 horas. Para abrir, use uma faca de ponta fina, de forma a não destruir a crosta de farinha.

Se durante o cozimento houver escape de ar, faça as vedações nos buraquinhos com a pasta de farinha. Sirva-o com farinha fina e bananas (nanica ou da terra).


Receita Extra

- Músculo de boi 1 Quilo
- Bacon em fatias 100 Gramas
- Cebola pêra 200 Gramas
- Vinagre de vinho branco 80 Mililitros
- Óleo de milho 80 Mililitros
- Alho roxo 3 Dentes
- Tomate débora 300 Gramas
- Cebolinha verde fresca Q.B. -
- Salsinha fresca Q.B. -
- 1 pitada de Cominho em pó Q.B. -
- Sal refinado Q.B. -
- Água 300 Ml
- Louro (folha) 03 Unidades

Preparo; 

Forrar o fundo de uma panela de pressão com o bacon. Cortar a carne em cubos grandes. Temperar com sal, salsinha picada, cebolinha, cominho em pó, louro, pimenta, alho e sal.

Bater os tomates e as cebolas no liquidificador e peneirar para retirar a pele do tomate. Misturar com o vinagre e o óleo. Colocar o tempero dos tomates na carne misturando tudo.

Adicionar tudo na panela de pressão, tampar e cozinhar por pelo menos 1 hora. Retirar toda pressão antes de abrir a tampa. Acomodar a carne e um bowl ou uma assadeira e com uma escumadeira, desfiar toda carne



Nenhum comentário:

Postar um comentário