segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Tomates e Berinjelas Recheados;


Receita (I)

10 tomates médios
4 berinjelas pequenas
4 batatas grandes cortadas em gomos e temperadas com sal
½ kg de patinho moído
1 xícara de chá de arroz
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
2 ramos de hortelã picada (só as folhas)
½ maço de salsinha picada (tirar os talos grossos)
½ xícara de chá de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto

Preparo;

Abrir 8 tomates cortando uma tampa, retirar o miolo, colocar uma colher de café de açúcar no fundo de cada tomate e reservar os tomates com as tampas.

Picar bem 2 tomates sem pele e o miolo dos 8 tomates e reservar. Abrir as berinjelas cortando uma tampa no sentido longitudinal, retirar o miolo e reservar com as tampas.

Numa panela média, colocar um fio de azeite e refogar a carne. Quando a carne estiver secando e já começando a grudar no fundo da panela adicione a cebola e o alho e continue refogando por 1 a 2 minutos. 


Apague o fogo e adicione metade dos tomates picados, o arroz, a hortelã, a salsinha, 1/2 colher de sopa de sal, pimenta a gosto e 150 ml de água.

Recheie os tomates e as berinjelas com a mistura da panela, sem compactar o recheio para deixar espaço para o arroz crescer sem “estourar” os tomates e as berinjelas.

Arranje os tomates e as berinjelas recheados juntamente com suas tampas numa forma funda e coloque as batatas entre eles, ajudando a deixá-los em pé. 

Tempere os tomates picados restantes com um pouco de sal e pimenta e despeje sobre o conteúdo da forma. Salgue as tampas e coloque um fio de azeite por sobre todo o conteúdo da forma. 

Asse em forno pré-aquecido a 200oC por cerca de duas horas. Os tomates que ficam mais saborosos, aqui no Brasil, são os do tipo Andrea.
Os tomates devem estar bem maduros, mas firmes.

As berinjelas não devem ser grandes e devem ser macias. Quanto mais macias, mais frescas e menos sementes terão. Ao comprar berinjelas, verifique se há perfurações na casca. Se houver, também haverá bicho.

Verifique sempre se há molho suficiente na forma, se não houver, adicione um pouco de água fervente. Se sobrar recheio, adicione água fervendo aos poucos e cozinhe em fogo baixo até o arroz ficar pronto, torna-se um ótimo acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário