segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Receita Torta / Bolo Pavlova;



Pavlova – Austrália e Nova Zelândia competem por essa sobremesa que faz homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, feita com Creme de Queijo, Iogurte e Frutos Vermelhos.


Receita (I)

Suspiro;


4 claras de ovo
200 g de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de baunilha
1/2 colher (sopa) de maisena
1 colher (chá) de vinagre
Nozes picadas a gosto
Gotas de corante vermelho

Cobertura;

250 ml de creme de leite fresco ou para chantilly
1 1/2 colheres (chá) de açúcar refinado

Decoração;

1 clara de ovo
1 colher (chá) de água
Pétalas de rosas
Açúcar cristal, o quanto baste
Frutas vermelhas (ou as de sua preferência)
Açúcar de confeiteiro para polvilho

Preparo;

Preaqueça o forno em temperatura baixa (120ºC). Forre duas assadeiras com papel vegetal e reserve uma delas. 

Pegue a outra assadeira e desenhe no papel vegetal, com um lápis e com o auxílio de um prato, um círculo de cerca de 18 cm de diâmetro.

Bata as claras em neve e acrescente o açúcar aos poucos. Bata até formar um merengue. Adicione a baunilha, a maisena e o vinagre. Misture delicadamente com uma colher até ficar tudo bem incorporado.

Espalhe cerca de metade do merengue dentro do círculo desenhado no papel vegetal, sem deixar ultrapassar a linha desenhada, para formar a pavlova. 

Modele-a com as laterais mais altas do que o centro. Asse a pavlova por 75 minutos. Desligue o fogo em seguida e deixe esfriar dentro do forno, com a porta entreaberta.

Retire a pavlova do forno e ligue-o novamente em temperatura baixa (120ºC). Divida o merengue restante em duas vasilhas. Em uma delas, misture as nozes picadas. 

Na outra, misture o corante. Faça suspiros com o merengue das duas vasilhas e coloque-os na assadeira preparada. Asse da mesma forma como a pavlova.

Recheio;

Numa vasilha, despeje o creme de leite. Adicione o açúcar e bata bem com a batedeira até ficar bem encorpado e formar chantilly. Espalhe-o no centro da pavlova.

Decoração;


Misture bem a clara de ovo com a água numa vasilha pequena. Coloque o açúcar num prato. Pincele as pétalas de rosa com a clara e passe-as no açúcar em seguida.

Distribua as rosas nas bordas da pavlova e coloque as frutas no centro, sobre o recheio. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.


🔺Receita (II)

2 claras de ovo
1 ½ xícaras de chá de açúcar refinado
1 ½ colher de chá de amido de milho
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
½ de chá de Essência de baunilha
¼ de xícara de chá de Água
1 ½ copo americano de Creme de leite fresco
10 morangos
1 kiwi
1 manga
2 tabletes de chocolate meio amargo

Preparo; 


Aquecer o forno a 210°C. Forrar uma assadeira com papel manteiga e traçar 10 círculos com mais ou menos 7 cm de diâmetro.

Na batedeira, bater as claras, o açúcar, o amido de milho, o vinagre, e a baunilha por 3 minutos Acrescentar a água e bater por mais 15 minutos até formar um merengue.

Colocar pequenas porções de merengue nos círculos, formando um disco uniforme. Reduzir a temperatura do forno para 180°C, e assar por mais 40 minutos, e deixar a porta entreaberta até o merengue ficar firme, sem deixar dourar

Desligar e manter o merengue dentro do forno por mais de 1 hora. Deixar esfriar, descartar o papel manteiga e reservar. Na batedeira, bater 240 ml de creme de leite até o ponto de chantily.

Espalhar sobre o merengue e distribuir as frutas picadas. Levar ao banho-maria o chocolate e os 50 ml de creme de leite restantes e decorar a torta. Servir gelada.


🔺Receita (III)

4 claras de ovo
1 pitada de sal
200 g de açúcar
1 colher de chá de maizena
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de vinagre
250 g de queijo tipo quark
160 g de iogurte aroma de baunilha
Fruta a gosto e folhas de hortelã

Preparo;

Ligar o forno nos 150º. Cortar uma folha de papel manteiga do tamanho do d assadeira redonda e untar com manteiga. Misturar bem a maizena com o açúcar. 

Bater as claras com uma pitada de sal em neve bem firme, adicionar o açúcar aos poucos e por o vinagre e a essência de baunilha.

Colocar colheradas de merengue E cobrir o círculo para formar uma espécie de um ninho, tendo o cuidado de não ultrapassar os limites do círculo. 

Baixar a temperatura do forno para 100º e colocar a pavlova para assar durante 2 horas.
Quando estiver frio, retirar o papel de baixo com muito cuidado, colocar num prato. 

Entretanto misturar o quark com o iogurte até obter uma mistura cremosa e reservar na geladeira até à hora de servir. Na hora de servir distribuir por cima da pavlova o creme de queijo com iogurte, decorar com a fruta escolhida e as folhinhas de hortelã.

Não abrir a porta do forno durante ou imediatamente após assar. Só se retira a pavlova do forno quando o mesmo estiver quase frio, retirando o papel e colocando-a num prato.

A pavlova cresce muito, por isso um círculo de 22 cm vai aumentar para um diâmetro de cerca de 32 cm. Pode fazer pavlovas individuais, fica muito bem.

Nesta sobremesa as tradicionais natas foram substituídas por iogurte e queijo quark com apenas 20% de gordura, mas pode-se optar por mascarpone ou queijo fresco magro.
Se não tiver essência de baunilha pode usar açúcar baunilhado ou aromatizar com raspa de limão ou de laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário