terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Canjiquinha / Xerém;



Receita (I)

4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 xic. (chá) de salsinha picada
1/2 kg de canjiquinha ou quirera lavada
3 dentes de alho amassados
1 e 1/2 kg de costelinha de porco
1 cebola média picada
Sal, pimenta a gosto

Preparo;

Deixar a canjiquinha de molho em 2 litros de água e o sal por 1 hora.
Por em panela e cozinhar, assim que levantar fervura, abaixe o fogo.

Cozinhar por 1 hora, sem parar de mexer, ou até a canjiquinha ficar macia e soltar do fundo da panela. Retirar e reservar.

Fritar as costelinhas no azeite por 40 minutos ou até ficarem macias e douradas. Se necessário, adicionar água durante o cozimento.

Escorrer o excesso de gordura e acrescentar a cebola e o alho e fritar até dourar. Incorporar a canjiquinha e a salsinha. Mexer bem, acertar o sal e retirar assim que ferver. Servir com couve refogada.


Receita (II)

1 pacote de 500 g de canjiquinha
3 kg de costelinha picada
3 caldos de carne
Couve à gosto
200 g de bacon em cubinhos
200 g de calabresa em rodelas
Sal e pimenta a gosto
1 Cebola picadinha
3 dentes de alho socado
Salsa a gosto
200 g de queijo ralado (qualquer)

Preparo;

Deixe a canjiquinha de molho em água quente por 1 hora
Tempere a costelinha com alho, cebola picadinha, sal (a gosto), salsa, pimenta-do-reino, tudo batido no liquidificador, despeje sobre a carne, deixe em uma vasilha tampada na geladeira por 1 hora

Em panela de pressão coloque a canjiquinha com água até cobrir (3 dedos acima) e junte os 3 caldos de carne. Tampe e deixe cozinhar por 40 minutos.

Enquanto a canjiquinha cozinha, em uma panela grande, coloque óleo suficiente para tampar o fundo e deixe esquentar bem. Após estar bem quente coloque aos poucos a carne para fritar.

Retire o líquido periodicamente separando em um recipiente. Após a carne estar toda frita, junte ao líquido e reserve.

Na mesma panela que fritou a carne, adicione 2 colheres de óleo e refogue cebola com alho socado e a calabresa.. Junte a carne e depois a canjiquinha já cozida. Acrescente salsa picadinha.

Enquanto isso corte a couve em tirinhas bem finas e refogue em 2 colheres (sopa) de azeite, alho picadinho e sal e o bacon em cubinhos hidrate a couve no final com gotas de água. 

Poderá juntar a couve e misturar ou deixar separado para servis à mesa. Aproveite


Receita (III)

250 g de canjiquinha amarela
3 xícara (chá) de água quente
1 q de costelinha de porco
Suco de 1 limão
4 dentes de alho picadinhos
Sal a gosto
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de bacon picado
2 cebolas grandes picadas
1 folha de louro
1/2 xícara (chá) de molho de tomates
2 colheres (sopa) cheia de salsinha picada

Preparo;

Coloque a canjiquinha em uma tigela e cubra com água fria. Deixe de molho por 3 horas. Tempere as costelinhas com o suco de limão, o alho e o sal.

Cubra e deixe na geladeira por 1 hora. Escorra a canjiquinha, coloque em uma panela e cubra com a água quente.Cozinhe por 30 minutos ou até que fique macia. 

Aqueça o óleo e frite o bacon (retire o bacon depois de dourado e reserve) e refogue as costelinhas até dourarem (vá pigando água quente na panela aos pouquinhos para que a costelinha possa cozinhar).

Depois da costelinha cozida, junte o bacon e acrescente as cebolas, o louro, o molho de tomates e a canjiquinha cozida. Corrija o sal e acrescente água, se necessário. 

Deixe ferver por 10 minutos. Salpique com salsa picada e sirva com um arroz bem fresquinho. Pode substituir a costelinha por frango ou outros tipos de carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário