Ingredientes;
3 cebolas (grandes)
3 maços de cebolinha verde
3 maços de salsa
1 kg de siri (com casco, limpo, partido ao meio e livre do fel)
1 kg de siri desfiado (livre do casco)
1 cabeça de alho (grande)
6 tomates (médios)
4 maços de coentro
5 colheres (de sopa) bem fartas de farinha de mandioca
água fervente (o quanto baste)
4 colheres (de sopa) de urucum (ou colorau)
3 limões (branco)
sal
óleo (o quanto baste)
azeite
Preparo;
Em uma panela de barro, adicione o óleo, o urucu e a metade da cabeça de alho socado. Deixe refogar. Em uma vasilha, tempere, o siri desfiado com o caldo de 1 limão, a outra metade da cabeça de alho, socado e sal a gosto.
Em uma panela, coloque o siri desfiado já temperado, os tomates (cortados em cubinhos), o coentro (picado), a cebola (em cubinhos minúsculos), a cebolinha verde (picada) e a salsa (picada).
Prove o sal, caso seja necessário, acrescente. Acrescente o siri, partido ao meio, já temperado com o caldo de 2 limões e sal, ao siri desfiado.
Misture-os à moqueca e espere de 10 a 15 minutos para que os siris partidos estejam cozidos. Quando este cozimento for atingido, retire da panela o siri partido e reserve.
Num recipiente faça a seguinte mistura: A Farinha de Mandioca e a água fervente. Para se saber qual a quantidade de água, o ideal é que esteja a farinha empapada em líquido.
Adicione, aos poucos para não empelotar, essa mistura à moquequinha na panela. Após estar pronto este pirão, retorne com os siris partidos para a panela.
Mexa e deixe, por alguns minutos, na fervura; para que o sabor esteja em conjunto com o pirão. Desligue o fogo, transfira a panela de barro para a mesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário