segunda-feira, 29 de junho de 2020

Caldo com mariscos =

Sopa De Mariscos - Caldo De Mariscos Png #2651302 - PNG Images - PNGio

🔺Receita de Caldo com mariscos

Ingredientes:


500 gramas de mariscos graúdos com conchas
1 colher de (chá) de casca de limão ralada
4 colheres de (sopa) de cebolinha
1 colher de (chá) de sal
1 colher de (chá) de saquê
1 colher de (chá) de shoyu
1 folha de Kombu
2 litros de água

Preparo:

Escovar e lavar bem as conchas dos mariscos. Mergulhá-las em 1 litro de água e sal até a hora de preparar o prato. Levar ao fogo uma panela com um litro de água e a folha de Kombu, depois de limpá-la com um pano úmido e cortá-la em 4 tiras com uma tesoura. 

Assim que levantar fervura, retirar os pedaços de Kombu e colocar os mariscos. Juntar 1 pitada de sal, o Saquê e o Shoyu. Ferver até as conchas abrirem. As que não abrirem, jogar fora. 

Distribuir os mariscos com as conchas abertas em 4 tigelas individuais. Completar com o caldo. Polvilhar com a cebolinha verde e a casca de limão e servir.

🔺Caldo de bacalhau

Ingredientes:


600 gramas de bacalhau
4 dentes de alho grandes previamente processados ou batidos no liquidificador
3 quilos de batatas cozidas, cortadas em cubinhos
Glutamato monossódico (realçador de sabor)
Tempero completo em pó à gosto
400 gramas de creme de leite
200 gramas de azeitonas
1 cebola grande picada
1 xícara de óleo

Preparo:

Numa panela aquecida, coloque o óleo, o bacalhau, a cebola, azeitonas e o alho. Enquanto os refogam em fogo baixo, coloque as batatas cozidas cortadas em cubos no liquidificador. Adicione creme de leite e bata. Pode colocar um pouco de água no liquidificador para facilitar a mistura. Depois, acrescente a batata batida no refogado e mexa bem. Junte o tempero em pó e o glutamato monossódico. Quando ferver, estará pronto.

🔺Caldo com abóbora e carne

Ingredientes:

Caldo de Abóbora vermelha com cenoura amarela
1 xícara de caldo de carne concentrado (extraído do cozimento de qualquer carne de boi)
Tempero a gosto (sal, pimenta do reino, noz-moscada e 2 folhas de louro)
2 xícaras de (chá) de abóbora vermelha picada em cubos médios
2 xícaras de (chá) de cenoura amarela picada em cubos médios
2 colheres de azeite de oliva
1 copo de requeijão cremoso
1 cálice de cachaça
1 litro de água

Preparo:

Refogar no azeite a abóbora vermelha com a cenoura amarela. Colocar o tempero. Colocar o caldo de carne. Deixar ferver bem, acrescentar a água. Tampar e deixar cozinhar bem, até a abóbora com a cenoura desmanchar. 

Se estiver muito grosso, acrescentar água até o ponto de creme. Colocar a cachaça e desligar o fogo. Acrescentar o requeijão e mexer bem.

🔺Caldo de abóbora e frango

Ingredientes:


800 gramas de abóbora baiana
500 gramas de batata doce
100 gramas de linguiça portuguesa cortada em rodelas finas
200 gramas de peito de frango desfiado
50 gramas de bacon picadinho
2 caldos de galinha (tablete)
Sal e alho a gosto
Cebolinha picada a gosto
Pão francês para acompanhar

Preparo:


Em uma panela cozinhe a abóbora e a batata doce até que fiquem bem cozidas. Retire do fogo e bata com o mix ou amasse bem, reserve. Coloque em uma panela o alho. a lingüiça, o bacon e refogue por alguns minutos. 

Acrescente o frango junto com o caldo de galinha, refogue se necessário. Coloque um pouco de água, junte o caldo reservado e deixe ferver por alguns minutos mexendo sempre. Sirva polvilhado com a cebolinha e acompanhado do pão francês.

🔺Caldo de abóbora com carne seca

Ingredientes:


1 abóbora japonesa
500 gramas de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
2 colheres de (sopa) de azeite
2 dentes de alho picado
1 litro de fundo de legumes
Pimenta do reino à gosto
Cheiro verde repicado
1 cebola picada
Sal à gosto

Preparo:

Cozinhe a abóbora japonesa no fundo de legumes. Retire as cascas. Bata no liquidificador e reserve. Refogue a cebola e os dentes de alho no azeite. 

Salteie a carne seca e junte a abóbora cozida e processada. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Finalize com cheiro verde repicado.

🔺Caldo de agrião

Ingredientes
:

½ maço de agrião
1 colher de (sopa) de semolina, para cada xícaras de (chá) de líquido
2 cubos de caldo de carne

Preparo:

Prepare o caldo conforme as instruções da embalagem. Em seguida, acrescente a semolina, para engrossar, polvilhando-a cuidadosamente sobre a sopa enquanto esta ferve, mexendo para não encaroçar. 

Ao engrossar e ficar transparente, está pronta. Quase na hora de servir, junte as folhinhas de agrião, dando-lhes apenas uma fervura para escaldá-las.

🔺Caldo de aipim de calabresa e bacon

Ingredientes:


300 gramas de bacon
½ quilo de costelinha de porco
300 gramas de linguiça calabresa (2 pernas)
3 cebolas medias picadas
3 dentes de alho picados
400 gramas de aipim
Cheiro verde
Sal e Pimenta

Preparo:

Em uma panela de pressão cozinhe bem o aipim, após cozido retire todo os pendões do aipim (o pavio da vela), juntamente com a água de cozimento bata tudo no liquidificador (bem batido), reserve. 

Em uma panela grande frite a cebola o alho, bacon, linguiça calabresa, e a costelinha de porco, (bem fritinhos), uma pitadinha de pimenta. Após coloque o caldo de aipim que estava reservado mexendo sempre por 20 minutos. 

O sal deve ser colocado depois de 15 minutos de fervura coloque a gosto, pois os condimentos bacon e a linguiça já contém um pouco de sal. Após o cozimento sirva em uma panela de barro ou outro prato qualquer coloque por cima o temperinho verde bem picado. 

Junto a mesa coloque: torre alguns pães no forno com manteiga e orégano, queijo ralado, corte bastante cheiro verde e coloque na mesa. Sirva um pouco de caldo, coloque tempero verde, o queijo ralado e um pedacinho de pão.

🔺Caldo de Aipim

Ingredientes:


1 Colher (sopa) de azeite doce
1 pitada de pimenta do reino e cominho
Cebolinha e coentro picadinhos a gosto
1 caixinha de polpa de tomate
1 cebola roxa grande picada
3 dentes de alho amassado
1 pitada de manjericão
1 quilo de aipim cozido
½ quilo de carne moída
Sal

Preparo:

Primeiramente colocar o aipim pra cozinhar em uma panela de pressão. Deixar cozinhar bastante até que fique bem molinho. Em uma panela a parte colocar o azeite, o alho e deixar dourar, acrescentar a cebola e passar mais um pouco, vá acrescentando a pimenta do reino, o cominho, a polpa de tomate, sal. 

Deixar refogar mais um pouco e acrescentar a carne moída. Deixar a carne cozinhar por cerca de 30 minutos aproximadamente, se necessário acrescentar água quente aos poucos. 

Depois de cozido o aipim, bater no liquidificador e acrescentar à carne moída e cozida. Deixar cozinhar mais um pouco e acrescentar o coentro e a cebolinha picados. 

Cozinhar mais um pouco por cerca de 3 minutos e já está pronto pra servir. É bom servir com torradas e quando for servir regar o caldo com um pouco de azeite doce.**

🔺Caldo de Alho Poró

Ingredientes:


2 Colheres de azeite de oliva
1 Colher de manteiga
500 gramas de carne moída (de preferencia light, ou sem muita gordura) temperada com Pimenta do reino e sal
2 talos de alho poró grandes (pode-se substituir por cebolinha)
2 litros de água para ferver
2 cabeças de alho grandes
1 lata de creme de leite
2 cebolas grandes
2 caldos de carne

Preparo:

Cortar a cebola em cubinhos, picar o alho e dourar em manteiga e azeite. Colocar o alho poró em seguida também para dourar um pouco e em seguida a carne moída mexendo sempre para não grudar os “grãos” da carne. 

Depois de bem refogado, acrescentar os dois tabletes de caldo de carne, refogar mais um pouco, acrescentar os dois livros de água, sal a gosto. Ferver até sentir que estão cozidos os ingredientes, desligar o fogo e colocar a lata de creme de leite inteira dentro do caldo e esta pronto para servir. 

* Opcional: queijo ralado e pimenta do reino moída na hora dentro das canecas. Servir com torradas, grissinis, pão italiano fresco.

🔺Receita de Caldo de amêijoas

Ingredientes:


1 quilo e 200 gramas de amêijoas (podem ser das brancas)
Fatias de pão alentejano cortado fino à gosto
Umas gotas de sumo de limão (opcional)
3 colheres de (sopa) de coentros picados
100 ml de azeite mais ou menos
2 dentes de alho picados
700 ml de água
1 cebola picada
1 gema de ovo
Sal à gosto

Preparo:

Abra as amêijoas na quantidade da água indicada. Passe a água das amêijoas por um pano fino. Retire o miolo das amêijoas das cascas. Leve ao fogo numa panela, a cebola, alho, louro e o azeite para refogar. 

Adicione o caldo das amêijoas coado ao refogado. Assim que ferver, retire do fogo e junte a gema de ovo desfeita num pouco de caldo, o miolo das amêijoas, umas gotas de sumo de limão e os coentros picados. 

Mexa. Coloque este caldo sobre as fatias de pão numa terrina. Amêijoa é a designação comum dada à vários moluscos bivalentes. Conhecida também por lambreta, sarnambi ou sernambi. É constituída por 2 conchas ovais.

🔺Receita de Caldo de banana

Ingredientes:


1 banana verde tipo terra
500 gramas de carne de vaca com osso
12 xícaras de (chá) de água
1 colher (café) de pimenta
½ colher (café) de coentro
½ colher (café) de orégano
1 colher de (chá) de sal
1 folha de louro

Preparo:

Corte a carne em pedaços pequenos e coloque em água fria. Cozinhe por meia hora. Prepare e adicione os condimentos. Ferva a fogo brando por uma hora. Lave e descasque as bananas. Coloque em água com sal por 5 minutos. 

Rale e passe as bananas por uma máquina. Coe o caldo. Adicione à banana e coloque novamente no fogo por 20 minutos. Sirva quente em xícaras.

🔺Receita de Caldo de batata e queijo

Ingredientes:


½ quilo de batatas
200 gramas de queijo minas
1 gema
1 colher de farinha de trigo
1 e ½ xícaras de água

Preparo:

Cozinhe as batatas e as prepare como para purê. Refogá-las com os temperos habituais. Colocar a água e deixar ferver por aproximadamente uns 20 minutos. 

Faça bolinhas pequenas com o queijo ralado, a gema, e o trigo. Coloque-as no caldo, quando elas atingirem a superfície da panela, estará pronta para servir.

🔺Caldo de batatas

Ingredientes:


1 quilo de batata
2 cebolas
2 tabletes de caldo 
1 peito de frango

Preparo:

Coloque a batata para cozinhar descascada com a cebola. Após cozida, leve ao liquidificador e bata. Cozinhe o peito de frango e o desfie. Leve a batata batida no liquidificador a panela. Coloque os tabletes e acrescente um pouquinho de sal se preciso.**

Nenhum comentário:

Postar um comentário