Receita (I)
Ingredientes;
Para fazer 1,5 kg de torresmo com carne:
2 mantas de barriga fresca com carne (de 1,5 kg cada)
1/2 colher (sopa) de sal
2 litros de óleo virgem
Preparo;
Abra a manta da barriga com carne e, com uma faca bem afiada, limpe a pele. Lave a manta em água corrente, deixando escorrer. Corte a barriga em retângulos pequenos (mais ou menos 6 x 1,5 cm)
Coloque a barriga cortada numa panela e cubra com óleo virgem (cerca de um 1 litro). Ligue o fogo em temperatura média, mexendo por 20 min até a barriga soltar um pouco do excesso de água e começar a grudar no fundo da panela.
Passe para outra panela, tempere com sal e deixe no óleo a 130ºC (processo de adiantamento para ficar com a parte interna macia). Deixe por 20 min e continue mexendo.
Retire o torresmo com uma escumadeira e coloque-o em uma caixa plástica. Guarde, no máximo, por 6 dias na geladeira
Coloque o torresmo que ficou guardado na geladeira numa panela com 1 litro de óleo em fogo médio até atingir 100ºC. Deixe ao lado outra panela (ou um tacho) com 1 litro de óleo virgem em fogo alto (de 180ºC a 200ºC).
Quando o óleo estiver a 100ºC. Transfira o torresmo para a panela que está a 180 ou 200ºC. Ele irá pururuca.
Pururuca:
Trmo que designa a pele tostada do porco que se torna quebradiça e crocante ao ser assada; consistência crocante da pele do leitão, obtida primeiramente assando-o no forno e, depois, banhando a pele já dourada com óleo quente, para empipocar.
1 kg de toucinho com carne e pouca banha (escolha a parte da barriga com carne e no máximo 1 cm de gordura, se comprar a parte das costas não fica bom)
1 colher de cachaça
Sal e temperos a gosto (alho, sal, pimenta-do-reino)
Óleo para fritar
Preparo;
Corte o toucinho em tiras de 1 cm de largura por uns 3 ou 4 cm de comprimento. Lave, escorra e tempere a gosto. Leve ao forno alto até dourar e começar a estourar, virando de vez em quando para dourar por igual (uns 40 a 50 minutos).
Escorra a banha e guarde os torresmos assados na geladeira
Após 3 dias, no mínimo, retire os torresmos da geladeira e os deixe ficar em temperatura ambiente
Coloque a colher de cachaça, mecha, espere uns 5 min. e frite em óleo quente até dourar bem. Coloque numa travessa com papel absorvente, deixe escorrer uns 2 minutos e em seguida passe para outra travessa com papel limpo (isso ajuda a ficar mais sequinho).
Utilize a banha que sobrou do torresmo assado para temperar feijão, fazer arroz ou carnes.
Receita (III)
Ingredientes:
Torresmo de barriga cortado com mais ou menos 8 cm de comprimento
Sal e pimenta a gosto
Alho espremido a gosto
Gotas de limão
Cachaça
Óleo para fritar
Preparo:
Corte o torresmo em cubos e leve-os a uma panela com água para aferventar. Escorra o torresmo, deixe esfriar e tempere com sal, alho, pimenta do reino, limão e cachaça. Deixe marinar no tempero por uma hora.
Numa panela colocar o óleo e o torresmo, o óleo deve cobrir o torresmo.
Tampar a panela e deixar fritar, em fogo médio por mais ou menos 1:30h.
Quando parar de ouvir os estouros, retire a tampa da panela e mexa o torresmo, use uma escumadeira para retirá-los e coloque sobre papel toalha para secar o excesso de gordura.
Transfira para uma travessa e ataque o mesmo junto com uma cachaça ou caipirinha.
A tampa da panela deve ser bem pesada para que suporte os estouros do torresmo sem derramar ou pular óleo quente. Sugiro panela de ferro.
O que se denomina torresmo de barriga é a parte da banha da barriga do porco, ela contém mais carne.
Transfira para uma travessa e ataque o mesmo junto com uma cachaça ou caipirinha.
A tampa da panela deve ser bem pesada para que suporte os estouros do torresmo sem derramar ou pular óleo quente. Sugiro panela de ferro.
O que se denomina torresmo de barriga é a parte da banha da barriga do porco, ela contém mais carne.
Nenhum comentário:
Postar um comentário