quarta-feira, 2 de maio de 2018

Torta de Limão;



🔺Receita (I)

Ingredientes:

Massa:


2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de manteiga
meia lata de Creme de Leite
1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio:

1 lata de condensado
6 colheres (sopa) de suco de limão
meia lata de Creme de Leite
1 colher (sopa) de raspas da casca de limão

Merengue:

3 claras
meia xícara (chá) de açúcar

Preparo:

Massa:


Em um recipiente, peneire a farinha de trigo, faça uma cova no centro e coloque a manteiga, o Creme de Leite e o fermento em pó. Misture-os com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos. 

Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Abra a massa, forre uma forma de fundo removível (24 cm de diâmetro), fure o fundo com um garfo e asse em forno médio-alto (200°C), por cerca de 20 minutos.

Recheio:

Em uma tigela, misture bem o Leite condensado com o suco de limão. Incorpore o Creme de Leite e as raspas de limão. Recheie a massa já assada e leve à geladeira por cerca de 30 minutos, para firmar o recheio.

Merengue:

Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar.

Retire do fogo e em uma batedeira, bata por cerca de 5 minutos ou até dobrar de volume. Desligue a batedeira, retire a torta da geladeira e cubra-a com o merengue. 


*Retorne a torta ao forno por cerca de 10 minutos, para dourar. Sirva gelada.


🔺Receita (II)

Ingredientes:

Base da Torta:


200 g de biscoito maisena
150 g de margarina (ou 3 colheres - sopa - cheias)

Recheio (mousse de limão):

1 lata de Leite condensado (395g)
1 caixa de creme de leite (200g)
Suco de 4 limões
Raspas de 2 limões

Cobertura:

3 ou 4 claras de ovo
3 colheres (sopa) de açúcar
Raspas de 2 limões para decorar

Preparo da Base da torta:

Faça uma farofa com o biscoito maizena no liquidificador ou processador. Junte a margarina e bata mais um pouco. Despeje numa forma, obrigatoriamente de fundo (aro) removível (27cm diâmetro)

Com as mãos (principalmente as pontas dos dedos), espalhe essa farofa no fundo e nas laterais da forma, cobrindo toda área, como um copinho (um berço) para receber o recheio e a cobertura - aperte até ficar uniforme e grudado

Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 10 minutos antes de receber a mousse - fogo brando

Recheio:

Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto as raspas de limão, que deverão ser misturadas à mão) até obter um creme liso e espesso (uma mousse).


Coloque sobre a base de biscoito maisena, após ter passado pelo forno.
Por cima da mousse, vá espremendo as claras batidas em neve - se não tiver o saquinho com o bico de confeitar, é só improvisar um saco plástico limpo com um pequeno corte na ponta

Cobertura:

Bater as claras em neve. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco, até obter um ponto de suspiro. 


Conforme já explicado no item anterior, as claras serão usadas por cima da mousse, em forma de gotas ou não, já que poderão ser espalhadas e mexidas irregularmente, dependendo da criatividade de quem elaborar.

Feita a cobertura, leve ao forno novamente até dourar o suspiro. Deixe esfriar e desenforme sem cutucar, apenas elevando o fundo falso, lembrando que o fundo da forma não pode ser retirado, senão a base quebra - veja a foto.


Antes de espremer os limões na elaboração da mousse, rale-os para obter as raspas.


🔺Receita (III)

Ingredientes :

1 pacote (200 g) de biscoito maisena
50 g de manteiga derretida
2 latas de leite condensado
1 caixinha (200g) de creme de leite
Suco de 1 limão
3/4 xícara de suco de limão
1 colher (sopa) de raspas de limão

Preparo:

Preaqueça o forno médio (180ºC). Misture o creme de leite com o suco de 1 limão e reserve. Prepare a massa da torta: triture os biscoitos no liquidificador ou processador e misture a manteiga derretida. 

Forre o fundo e as laterais de uma forma de 23 cm de diâmetro com a massa. Asse a massa por aproximadamente 15 minutos, até firmar. Deixe esfriar enquanto você prepara o recheio.

Misture numa tigela o leite condensado, o creme de leite reservado, o suco de limão e as raspas de limão. Despeje o recheio sobre a massa e asse no forno preaquecido por 5-8 minutos, até você notar pequenos furinhos na superfície da torta. 

Não deixe queimar. Deixe esfriar e leve à geladeira para refrigerar por completo antes de servir. Se desejar, decore com chantili e rodelas de limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário