domingo, 20 de maio de 2018

Páprica;




É um pó avermelhado obtido a partir da maceração de uma variedade de pimentão doce, as pápricas mais famosas são de origem espanhola e húngara. 

A páprica geralmente é feita com o pó extraído do pimentão doce, seco e triturado, ao qual podem ser acrescentados outros tipos de pimentões ou pimenta, sendo então classificada, segundo a dosagem, em páprica doce, meio-doce e picante.

É utilizada em sopas de legumes, frango assado ou ensopado, carne, peixe e para dar coloração ao arroz.

O conteúdo de vitamina C da páprica e mais rica do que as frutas cítricas, além de possuir vitamina A.

Utilização / Preparo:

A páprica é uma das três especiarias mais populares. Usada como ornamento colorido para qualquer prato de cor clara. Salpique sobre peixes, carnes, canapés, sopas, batatas, ovos mexidos, molhos.

Em quantidades grandes, a páprica é o tempero principal em pratos como o goulash húngaro, e galinha ou vitela, e é freqüentemente usada em cobertura francesa.

Bem utilizada na cozinha espanhola, aparece em pratos de arroz, ensopados de carne, pratos de ovos e algumas saladas, podendo ser incorporada a farinha de trigo para preparar frango a milanesa e outras carnes.

O condimento também entra no preparo de recheios e molhos e para aromatizar queijos frescos. Seu sabor característico dá um toque especial ao azeite de oliva (a mistura ideal, proposta por cozinheiros experientes, seria a de uma colher (sopa) de páprica doce em 150 ml de azeite).

Nenhum comentário:

Postar um comentário