quarta-feira, 2 de maio de 2018

Licor de Poejo;



Poejo / Mentha pulegium

Também é conhecida como erva-de-são-lourenço e menta selvagem. É uma espécie de menta que se diferencia das outras por possuir odor mais forte

Conservação:

**Uma forma prática de armazenar o poejo é fazer um pesto com as folhas do poejo, em um pote de vidro bem lavado, coloque duas xícaras de poejo, meia xícara de azeite extra virgem e meia colher de café de sal.

Curiosidades:

Na Nova Inglaterra (EUA), é conhecido como folha da bíblia. Recebeu esse nome de Plínio, por sua reputação de afastar pulgas (oulex em latim).
*
Usado nas viagens dentro dos sapatos, evita enjôos de ar e mar.

🔺Licor de Poejo



Ingredientes:

1 ramo grande de poejo (ou folhas bem secas)
800 ml de vodka
800 g de açúcar cristal ou refinado
750 ml de água filtrada

Preparo:

Lave bem as folhas e pique com uma tesoura em pedaços pequenos. Coloque as folhas para maceração em um vidro de boca larga juntamente com a vodka. 


Deixe macerar em local escuro por 15 dias ou mais, devendo mexer diariamente. Depois dos 15 dias, coe com um coador de pano. Feito isto, prepare a calda com a água e o açúcar, deixe ficar meio rala e espere esfriar. 

Agora junte a infusão do poejo com a calda, mexendo com colher de pau para dissolver tudo. Filtre com filtro de papel e engarrafe. Mantenha em local escuro por mais 30 dias ou mais. Sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário