sexta-feira, 4 de maio de 2018

Doce de Mamão Verde;



🔺Receita (I)

Ingredientes:


1 mamão verde (cerca de1kg)
3 litros de água
1 kg de açúcar cristalizado
4 cravos da índia
1 pitada de noz moscada
1 aniz estrelado
2 bagas de zimbro
2 canelas em rama

Preparo:


Em uma panela com 1 litro de água e o açúcar cristalizado, leve ao fogo até formar uma calda, junte as especiarias e reserve. Descascar o mamão e cortá-lo todo em fatias finas.

Fazer rolinhos com cada uma e enfiá-los numa agulha com linha bem comprida, formando um colar depois de tudo juntinho. Mergulhá-los em 2 litros de água fervente e deixar cozinha até ficarem macios.

Escorra a água, retire a linha e coloque todos os rolinhos de mamão na panela da calda fervendo reservada e deixe no fogo até que o mamão fique bem dourados e transparentes. 


*Deixar esfriar e colocar cuidadosamente numa compoteira.


🔺Receita (II)


1 mamão verde médio
1 colher de sopa de pó royal (ou bicarbonato)
½ kg de açúcar
6 pedacinhos de canela em pau (a gosto)
10 cravinhos (a gosto)

Preparo;

Descascar o mamão e cortá-lo em cubinhos médios. Lavá-los bem
Colocar o mamão em uma vasilha e cobri-lo com água. Misture o bicarbonato e deixe descansar por 3 horas. Escorra e lave bem.

Em uma panela grossa (eu uso uma panela de pressão) coloque o mamão, o açúcar, os cravos, a canela e cubra com água. 

Deixe ferver até o mamão estar cozidinho, mais ou menos 1 hora e 30 minutos (ele fica durinho por fora e molinho por dentro). Não precisa ficar mexendo.

Se precisar, coloque mais água (eu gosto de ferver a água para acrescentar no doce). Deixe uma boa quantidade de calda. Depois de pronto coloque em um vidro e conserve na geladeira.


🔺Receita (III)

1 unidade de mamão verde médio
500 gramas de açúcar
3 unidade de cravo-da-índia

Preparo;

Descasque bem o mamão para que o doce não amargue. Depois, retire as sementes e as fibras internas. Rale os mamões num ralador grosso e coloque em uma panela. 

Cubra com água e leve para ferver. Quando começar a ferver, retire do fogo e escorra bem água. Este processo é importante para a retirar o “leite” do mamão. 

Em outra panela, coloque o açúcar e leve ao fogo e aos poucos. Acrescente aos poucos o mamão ralado sem parar de mexer.

É importante não parar de mexer para que o açúcar não queime. O doce estará pronto quando o mamão estiver translúcido e quase sem calda. Acrescente os cravos-da-índia um pouco antes da calda ficar pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário