sexta-feira, 23 de março de 2018

Salmão com batatas***



Ingredientes:

4 lombos de salmão de 200 gramas cada um
4 batatas grandes
2 dentes de alho
Vinho branco
Azeite de oliva
Salsinha
Pimenta e sal

Preparo

A primeira coisa que devemos fazer quando dispomos de todos os ingredientes é descascar as batatas e cortá-las em lâminas, de forma a que adquiram uma forma arredondada, tratando de não cortar muito grosso para não arriscar que fiquem cruas. 

Descascamos as cebolas e cortamos em tiras. Para isso, partimos a cebola ao meio, colocamos cada metade virada para baixo na tábua e cortamos de um lado ao outro em pedaços finos. 

A cebola deveria ficar cortada em forma de arco. Além disso, descascamos o alho e cortamos em cubinhos. O mais recomendável para poupar trabalho é comprar o salmão limpo de espinhas e pele.



Introduzimos tudo em uma bandeja, colocando as fatias arredondadas das batatas e criando um fundo. Espalhamos os cubinhos dos dois dentes de alho sobre a batata e cobrimos o conteúdo com um pouco de azeite de oliva, além de temperar com sal e pimenta. 

Pré-aquecemos o forno a 150 graus e introduzimos a bandeja com as batatas, cebola e alho, mas sem o salmão. Deixamos um tempo aproximado de 30 minutos, até que as batatas amoleçam.

Outra opção para realizar o passo anterior é fervendo as batatas previamente em água para introduzi-las posteriormente na bandeja, junto com o alho e a cebola e assá-las diretamente com o salmão; nós preferimos a primeira opção, porque fica mais saboroso. 

No caso de escolher a primeira opção, enquanto as batatas estão no forno servimos o salmão em uma frigideira com um pouquinho de azeite para que cozinhe um pouco por fora, ficando cru por dentro. Trata-se apenas de dar um toque dourado ao salmão para que fique um pouco cozido por fora.



Uma vez que tenhamos conseguido o tom dourado do salmão e as nossas batatas macias, as quais continuam no forno, retiramos e introduzimos o salmão. 

Adicionamos o copo de vinho branco sobre o conteúdo da bandeja e voltamos a colocar no forno, à mesma temperatura de antes, até que o salmão fique feito por dentro. 

Normalmente, o tempo que o salmão demora a cozinhar o salmão não é mais de 10 minutos, assim, o mais recomendável é ir revisando o estado do seu salmão para evitar que queime ou que fique ressecado.

Quando virmos que o salmão já está pronto, retiramos a bandeja sem nos esquecermos de apagar o forno e servimos o conteúdo. O resultado é um prato verdadeiramente saudável e saboroso. 

O tempo total de preparação não supera os 45 minutos entre descascar as batatas, cebolas e esperar que tanto estas como o salmão se cozinhem. Uma boa forma de acompanhar este prato é com um pouco de arroz. Também pode se informar sobre outras formas de fazer o salmão no forno no nosso artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário