domingo, 18 de março de 2018

Molhos para massa fresca**

Molho de cogumelos

O molho de cogumelos é um dos mais tradicionais e permite acompanhar uma variedade de pratos além da massa, como peixes, carnes e salteados de verduras. 

Os cogumelos não contêm colesterol, são ricos em proteínas de alta qualidade, com poucas gorduras, hidratos de carbono e calorias, além de contribuir com minerais como ferro, zinco, iodo, sódio, cálcio e magnésio. É, sem dúvida, um dos melhores molhos.

Ingredientes

250 gramas de cogumelos.

Meia cebola.
1 dente de alho.
200 ml de creme de leite para cozinhar.
Azeite de oliva.
Sal.
Pimenta preta.

Preparo

Picamos o alho, a cebola e os cogumelos. Enquanto isso, esquentamos uma frigideira com um pouco de azeite. Quando o óleo estiver quente, adicionamos o alho e a cebola e esperamos que dourem um pouco. 

Em seguida, adicionamos os cogumelos e misturamos bem. Adicionamos sal, pimenta, e um pouco mais de azeite por cima, bem espalhado. Esperamos que os cogumelos vão soltando água em fogo médio, e vamos mexendo de vez em quando. 

Passados uns minutos, adicionamos o creme de leite e misturamos de novo. Esperamos uns minutos enquanto o creme adquire um aspecto mais cremoso, e quando virmos que os cogumelos pegaram cor e o creme espessou, apagamos o fogo. 

De seguida, batemos o conteúdo com a batedeira, e já temos o molho de cogumelos pronto.



Molho putanesca

Outro dos molhos mais extraordinárias e simples de preparar, elaborado à base de produtos que estamos habituados a ter em casa. Oferecerá à massa fresca um sabor muito mediterrâneo, que não deixará ninguém indiferente.

Ingredientes

3 tomates.

2 dentes de alho.
3 anchovas.
1 colher de sopa de alcaparras.
150 gramas de azeitonas pretas.
200 gramas de queijo parmesão.
Salsa.
Manteiga.
Azeite.
Sal.
Pimenta.

Preparo

Começamos picando os dentes de alho, os tomates e as anchovas, extraindo as espinhas caso tenham. Esquentamos uma frigideira com um pouco de manteiga. Depois colocamos o tomate cortado na frigideira e deixamos que repousem durante 5 minutos. 

Adicionamos as anchovas e as azeitonas pretas, além das alcaparras. Misturamos todo o conteúdo e adicionamos sal e pimenta preta. Uma vez chegados a este ponto, adicionamos a massa fresca, misturamos tudo bem e jogamos por cima o queijo parmesão.



Molho arrabiata

Para aqueles que gostam de sabores fortes e molhos com toques picantes, o molho arrabiata não os decepcionará, típico da cozinha italiana. A sua preparação à base de pimentas irá assegurar um prato com um sabor forte e com personalidade.

Ingredientes

300 gramas de tomates (de preferência maduros).

1 cebola.
2 dentes de alho.
1 ou 2 pimentas malaguetas. Em função do quão picante quiser obter.
Azeite de oliva.
Sal.

Preparo

Começamos extraindo a pele dos tomates e cortando-os em pedaços. Picamos os alhos e as cebolas, e adicionamos a uma frigideira com azeite quente, junto com um pouco de sal. 

Uma vez que a cebola esteja um pouco dourada, adicionamos os tomates e as malaguetas. Misturamos o conteúdo e esperamos que cozinhe ao redor de 15 minutos com a frigideira tampada em fogo mais lento. 

Devemos conseguir que o tomate fique praticamente desfeito até que adquira o aspecto próprio do molho, mexendo de vez em quando.



Molho de verduras

Este molho tem a vantagem de ser elaborado com verduras que não contribuem com gorduras e se tornam excelentes na hora de seguir uma dieta com poucas calorias. No caso das crianças, é uma boa forma de consumir verduras sem reclamar.

Ingredientes

Meio quilo de tomate natural.

2 dentes de alho.
1 pimentão vermelho.
1 alho-poró.
1 abobrinha.
1 berinjela.
1 cebola.
1 cenoura.
Meio copo de vinho tinto.
Azeite de oliva.
Manjericão.
Orégano.
Tomilho
Sal.
Pimenta preta.
Açúcar.

Preparo

Começamos picando todas as verduras: cebola, alho, pimenta, alho-poró, abobrinha, cenoura e berinjela. Para isso, descascamos as verduras e limpamos com água para eliminar qualquer sujeira que possam conter. 

Esquentamos uma frigideira com azeite de oliva e jogamos todas as verduras picadas, exceto a berinjela e a abobrinha, além do meio copo de vinho tinto. Misturamos todo o conteúdo e esperamos que o vinho evapore. 

Agora adicionamos a berinjela e a abobrinha, além do meio quilo de tomate natural e misturamos bem. Adicionamos um pouco de açúcar, sal, tomilho, orégano e manjericão, e apagamos o fogo. O resultado é um extraordinário molho de verduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário