Receita (I)
500 g de polvilho doce
3 xícaras (chá) de queijo meia cura ralado fino
1 colher (chá) de sal
100 g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos inteiros ligeiramente batidos
3/4 de xícara (chá) de leite
Preparo:
Preaqueça o forno a 200º C. Forre duas assadeiras retangulares grandes com papel manteiga. (Se as assadeiras forem antiaderentes não precisa forrar.
Numa tigela, misture com as mãos o polvilho doce, o queijo meia cura e o sal. Junte a manteiga, os ovos e amasse até formar uma farofa grossa. Adicione metade do leite e amasse novamente.
Vá adicionando o restante do leite na medida do necessário, trabalhando a massa até que desgrude das mãos. Talvez não precise colocar todo o leite. Caso passe do ponto e fique muito mole, junte mais um pouco de polvilho.
Como alguns queijos são mais salgados, prove a massa e ajuste o sal. Separe pedaços da massa do tamanho de bolas de pingue-pongue. Faça bolinhas e em seguida enrole sobre a bancada até formar um rolinho; de o formato de ferradura.
Se desejar pode fazer as chipas recheadas com pedacinhos de goiabada, apenas adapte o formato para não vazar o recheio. Se quiser congelar cubra a assadeira com papel filme e leve ao freezer por 6 horas.
Depois transfira para sacos plásticos. Leve ao forno e asse por 15 minutos ou até começar a dourar. Se estiverem congeladas, preaqueça o forno a 220º e asse por 25 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário