quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Bolinhos de Bacalhau - 3 Escolhas.



Receita (I)

- 400 g de bacalhau do Porto cortado em pedaços
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 cebola média picada
- 1/2 colher (chá) de alho socado
- 2 pimentas dedo-de-moça picadas
- 1 colher (chá) de orégano
- 1/2 colher (café) de noz-moscada moída
- 1 kg de batata
- 1/2 xícara de cheiro-verde picado
- 1 xícara de farinha de milho bem triturada
- 1 l de óleo (ou mais, se necessário, para fritar)

Preparo

1- Deixe o bacalhau submerso em uma vasilha com água por 24 horas dentro da geladeira, trocando a água três vezes nesse período. Coloque os pedaços de bacalhau numa panela com água limpa e leve para cozinhar até ficarem macios.

2- Escorra e desfie o bacalhau, tirando todas as espinhas e a pele. Reserve. Numa frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e a pimenta dedo-de-moça. Junte o bacalhau, o orégano e a noz-moscada. Mexa para pegar o tempero e reserve.

3- Cozinhe as batatas inteiras. Quando estiverem macias, escorra, tire a pele e coloque-as numa tigela grande. Amasse bem até desmancharem completamente. Junte o bacalhau e misture tudo. Incorpore o cheiro-verde e a farinha de milho e amasse com as mãos.

4- A massa estará boa quando ficar homogênea e não grudar mais. Para fazer os bolinhos, retire porções grandes usando como medida uma colher (sopa) cheia. Se tiver uma balança, calcule 100 gramas para cada bolinho.

5- Coloque o óleo numa frigideira funda e, se necessário, junte mais, para que os bolinhos fiquem submersos.

6- Leve ao fogo até o óleo ficar bem quente (180 graus) e frite os bolinhos, cerca de quatro de cada vez. Depois de dourados, escorra-os, passe por papel absorvente e sirva.

Receita (II)

1 colher (sopa) de azeite
½ colher (sopa) de alho
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 batatas médias cozidas, descascadas e amassadas (+/- 280 g)
1 ovo batido
200 g de bacalhau cozido e desfiado (1 xícara de chá)
¼ xícara (chá) de farinha de rosca (30 g)
1 colher (sopa) de azeite
salsinha picadinha, pimenta-do-reino moída e sal a gosto

Preparo


1- Numa panela com 1 colher (sopa) de azeite refogue ½ colher (sopa) de alho, 2 colheres (sopa) de cebola picadinha até dourar.

2- Transfira o refogado para numa tigela, adicione 2 batatas médias cozidas e amassadas, 1 ovo batido, 200 g de bacalhau cozido e desfiado, ¼ xícara (chá) de farinha de rosca, 1 colher (sopa) de azeite, salsa picadinha, pimenta-do-reino moída, sal a gosto e misture bem até formar uma massa homogênea.

3- Pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.

Receita (III)

250 g de bacalhau demolhado ;
200 g de batatas ;
meia cebola ;
1 colher de sopa de salsa picada ;
1 cálice de vinho do Porto (pequeno) ;
3 a 4 ovos ;
sal ;
pimenta ;
noz-moscada ;
óleo para fritar

Preparo

1- Cozem-se as batatas com a casca, descascam-se e reduzem-se a puré. Coze-se o bacalhau, escorre-se, limpa-se de peles e de espinhas e esfrega-se muito bem num pano limpo e grosso, até ficar completamente desfeito em fios.

2- Numa tigela, junta-se o puré de batata, o bacalhau, a cebola e salsa picadas finamente, o vinho do Porto, e tempera-se com sal, pimenta e noz-moscada. 


3- Incorporam-se os ovos inteiros, um a um, ligando intimamente a massa até esta apresentar uma consistência ideal. (A quantidade dos ovos depende muito do tamanho destes e da qualidade da batata.)

4- Moldam-se os pasteis com a ajuda de duas colheres de sopa e fritam-se em óleo abundante e bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário