terça-feira, 1 de maio de 2018

Arroz simples e de forno;

Arroz de Forno Colorido | Receitas Nestlé

🔺Receita (I)

Ingredientes;


2 xícaras (chá) de arroz agulhinha (tipo longo polido)
4 xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa) de azeite (ou óleo)
½ cebola
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal

Preparo;

Descasque e pique finamente a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de quatro xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver. Leve uma panela média ao fogo baixo.

Quando aquecer, regue com o azeite e refogue a cebola, mexendo sempre por cerca de dois minutos, até murchar. Tempere com uma pitada de sal e junte o louro.

Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de um minuto – isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos.
Meça quatro xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz.

Tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio. Não mexa mais.
Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz (cerca de sete minutos) diminua o fogo e tampe parcialmente a panela.

Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água (cerca de oito minutos) para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.

Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por cinco minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo e sirva quente.


🔺Receita (II)

Óleo
Cebola e alho
Sal
2 xícaras de arroz
4 xícaras de água

Preparo;


Aquecer óleo (azeite ou manteiga). Fritar cebola e alho bem picadinhos ou triturados até murcharem. Colocar 4 xícaras de água , sal a gosto e deixar ferver.

Adicionar 2 xícaras de arroz, mexer bem, tampar a panela e baixar o fogo. Quando secar, desligar o fogo, deixar descansar e em seguida soltar com um garfo.

A medida de água será sempre o dobro da de arroz (mesmo se a maneira de fazer for outra). Essa é uma das mais seguras para se fazer um arroz soltinho, principalmente para quem não tem muita prática na culinária, não empapa nunca.


🔺Receita (III)

Ingredientes;


2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
2 xícaras (370 g) de arroz branco
3 xícaras (720 ml) de caldo de galinha
1 1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de açafrão (opcional)
1 pitada de pimenta caiena

Preparo;

Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Derreta a manteiga com o azeite numa panela e refogue a cebola até dourar um pouco. Retire do fogo.

Junte o arroz cru com a cebola refogada num refratário e misture bem até o azeite cobrir todo o arroz. Ferva por 5 minutos numa panela o caldo de galinha, sal, açafrão e pimenta caiena.

Despeje sobre o arroz, misture bem, espalhe uniformemente no refratário e cubra com papel alumínio. Leve ao forno e asse por 35 minutos. Retire, deixe descansar por 10 minutos e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário