sábado, 19 de maio de 2018

Bolinho de Bacalhau;



🔺Receita (I)

300 g de bacalhau
200 g de batata (cerca de 1 batata grande)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ovos
cebolinha e salsinha bem picadinhas
sal (se necessário)
pimenta do reino
farinha de rosca para empanar
óleo para fritar

Preparo;

Dessalgue o bacalhau por cerca de 48 horas, trocando a água de vez em quando. Se preferir, compre dessalgado (fica na parte de congelados do supermercado). Desfie bem. 

Coloque a batata para cozinhar em água fervente até que fique macia. Esprema-a. Em uma vasilha misture o bacalhau, a batata, o trigo, os ovos, a salsinha, cebolinha e a pimenta do reino. 

Prove o tempero (mesmo dessalgado às vezes ainda sobra um pouco de sal no bacalhau) e se precisar coloque sal. Com ajuda de uma colher de sopa, retire porções e modele os bolinhos. 

Passe-as na farinha de rosca só para cobrir e criar uma casquinha que ficará crocante com a fritura. Leve para fritar em óleo quente até que dourem, mais ou menos uns 6 a 8 bolinhos por vez. Escorra em papel absorvente e sirva.


🔺Receita (II)

500g de bacalhau dessalgado e desfiado
2 colheres de sopa de salsa picada
600g de batata inglesa
1 colher de cafezinho de pimenta do reino moída na hora
1 clara em neve bem batida
1 colher de sobremesa de Azeite de oliva
Óleo suficiente para fritura

Preparo;

Dessalgar o bacalhau (Deixar na água de véspera trocando a água por 3 a 4 vezes) no dia seguinte escorrer e desfiar o bacalhau, (veja no filme) .

Lave e descasque as batatas, coloque numa panela com água até cobri-las e espere até que cozinhe, escorra e amasse, passe na peneira e misture ao bacalhau.

Lave e pique a salsa, misture a pimenta moída, ao bacalhau e a batata
Bata muito bem as claras em neve e misture ao bacalhau até ficar todo homogêneo. Teste o sal.

Unte as mãos com azeite de oliva e faça os bolinhos, a cada bolinha passe azeite nas mãos pois ele gruda. Veja no filme. Coloque o óleo para esquentar em fogo alto, faça o teste do palito de fósforo.

Depois que ele ascender, abaixe o fogo para médio e frite os bolinhos até que fiquem dourados. Vire-os enquanto fritam para dourar de todos os lados. Sirva quente.


🔺Receita (III) - Pataniscas

Ingredientes;


400g de bacalhau dessalgado, cozido e escorrido
2 colheres de sopa cebola picadinha
1 dente de alho picado
1/2 copo americano de leite
Suco de meio limão siciliano
4 colheres de sopa de farinha de trigo, não muito cheias
1 ovo
Salsa a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora

Preparo;

Em uma tigela, despedace o bacalhau em lascas finas. Com o auxílio de um batedor de arame (Fuet), incorpore a ele o leite, a cebola, o alho e o suco de limão. Quando estiver homogêneo, acrescente a farinha e ovo.

Misture tudo. Tempere com sal, pimenta e salsa a gosto. Frite às colheradas em óleo não muito quente até ficarem dourados.Retire e escorra o excesso de óleo em um papel toalha.


🔺Receita (IV)

Ingredientes;


500g de bacalhau cozido e desfiado
250ml de leite quente
250ml de azeite
750g de mandioquinha cozida
sal e pimenta do reino a gosto
salsinha, cebolinha e alecrim a gosto

Cozinhe a mandioquinha em uma água com um pouco de sal e passe-a por uma peneira fina para eliminar os pedaços mais grossos e fibrosos. 

Aproveite para misturar a salsinha, cebolinha e o alecrim ao purê de mandioquinha.

Em uma batedeira coloque aos poucos o bacalhau já desfiado intercale com o leite e o azeite misture bem por aproximadamente 20 minutos. Você vai perceber que vai firmando uma massa cremosinha da mistura dos 3 ingredientes.

Depois de bater os 3 ingredientes misture-os ao purê de mandioquinha até que fique homogêneo, acerte o sal e tempere com pimenta do reino. Depois desse processo deixe a massa descansar por 2 horas.

Agora vamos montar os bolinhos, use uma colher de sopa como referência para o tamanho dos bolinhos. Pegue um pouco da massa e modele com a mão, passe pela farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca nessa sequência. 

Congele os bolinhos no freezer, o ideal é deixar de um dia para o outro, aproximadamente umas 12 horas. Se você for fritar os bolinhos, coloque-os em uma frigideira com óleo bem quente até que eles dourem.

Agora se for assa-los, leve ao forno pré aquecido a 200º por  20 minutos ou até que doure.

Lembrando que para qualquer um dos modos de preparo você deve fazer com eles congelados, ou seja tire do freezer e leve para a frigideira ou para o forno.


🔺Receita (V)

Comece dessalgando, cozinhando e desfiando 500g de bacalhau. misturamos bem com 5 batatas médias também já cozidas e amassadas, misturamos 1/2 maço de cebolinha , 1 ovo inteiro e 1 xícara de farinha de rosca . a massa fica bem molhadinha mas fácil de moldar, mas se você achar muito molenga pode colocar um pouquinho mais de farinha.

Agora é levar no forno pré aquecido na grade superior para ele ficar mais douradinho… e o melhor você pode congelar a massa já em bolinhas. essa massa rende bem e fica muito gostosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário