Thursday, June 23, 2016

Receita Galinha Caipira* - 3 Escolhas.



Receita (I)


-1 galinha caipira (caipira mesmo) com o sangue e os ovinhos
-óleo para fritar
-cerca de 1/2 kg de batatas
-1 vidro de mini cebolinhas em conserva
-1 cebola picada batidinha
-1 tomate grande maduro sem pele e sem sementes, bem icadinho
- cerca de 1/2 kg de bacon picadinho em cubinhos
-tempero caseiro da roça
-1 colher de sopa de urucum (colorau)

Preparo

1- Temperar os pedaços da galinha com o tempero caseiro, que é feito de alho, sal e pimenta. Deixar pegando o tempero por mais ou menos uma hora. Enxugar os pedaços com papel toalha para tirar um pouco da umidade e fritar em óleo bem quente (não precisa fritar demais, é só para a pele não ficar mole e com gosto forte). 

2- Depois de fritar todos os pedaços. Reserve.
Pegue a panela de pressão, coloque um pouquinho de óleo, ponha mais um pouco do tempero, o corante e depois a cebola batidinha, o tomate picadinho e os pedaços da galinha frita.

3- Mexa um pouco e depois cubra com água. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por mais ou menos 45 minutos, depois que der o barulho da pressão (tem que cozinhar bem, mas não pode desmanchar).
Enquanto cozinha, descasque as batatas e tire as bolinhas com o boleador. 

4- Cozinhe as bolinhas com água e sal, até ficarem "al dente". Não muito cozidas porque depois vai cozinhar mais junto com a galinha.
Pique o bacon em cubinhos e leve a uma panela até ficarem bem fritinhos. 

5- Escorra a gordura do bacon.
Lave bem as mini cebolinhas em conserva para tirar um pouco da acidez e fervente. Depois escorra e enxugue-as. Mistrure as cebolinhas já enxutas ao bacon na mesma panela que fritou.

6- A essa altura, a galinha já está cozida, e assim que destampar a panela de pressão, coloque cuidadosamente o sangue e os ovinhos no cantinho da panela e deixe fervendo para pegarem consistência (galinha caipira sem sangue e ovinhos não é galinha caipira).

7- Pegue a mistura de bacon com as mini cebolinhas, e despeje na panela em que está fervendo a galinha com o sangue. Despeje também as bolinhas de batata e deixe ferver mais, até a batata acabar de cozinhar e o bacon passar o gostinho para o caldo. 

8- É só servir com um arroz branco bem quentinho e um angú mais molinho. Fica bom demais!

Receita (II)

1 Galinha de mais de 1,5Kg

1 copo de vinagre
1 copo de óleo
1 lata de milho
1 lata de ervilha
20 azeitonas pretas picadas
4 tomates
2 pimentões picados
50g de cheiro verde
2 colheres de sopa de sal
8 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça
2 cenouras raladas
2 cebolas
4 copos de arroz

Preparo

1- Numa panela despeje meio copo de óleo, 4 dentes de alho, a galinha, 1 colher de sopa de sal, o vinagre, a pimenta e 1 litro d'água. Para não errar no tempo, destampe a panela e confira se a galinha está macia.

2- Depois, adicionar o tempero para o caldo: a cebola, o cheiro-verde, o pimentão, as azeitonas, o milho, a ervilha, e os tomates sem a pele.
Deixe ferver por alguns minutos para reforçar o sabor.

3- Em outra panela despeje mais meio copo de óleo, 4 dentes de alho, 4 rodelas de cebola, a cenoura ralada, o arroz, e uma colher de sopa de sal.
Para terminar é só misturar a galinha. o caldo vai cozinhar o arroz.

Receita (III)* - Com Arroz

• 1 quilo de frango picado (eu não uso o peito, gosto mais das partes menos nobres do frango, como coxa, sobrecoxa, asas, costelas, etc)

• 2 copos americanos de arroz lavado e escorrido
• 2 copos de água fervente
• 1 colher (sobremesa rasa) de açúcar
• 2 cebolas médias
• 3 dentes de alho picados
• suco de 1 limão
• meio pimentão verde picado
• 3 tomates médios picados (eu usei 6 mini tomates italianos)
• 1 xícara de cheiro verde picado
• 2 caldos de galinha
• sal a gosto
• pimenta a gosto
• óleo a gosto

Preparo

1- Temperar o frango em pedaços com o alho, 1 cebola picada, o suco de limão, os dois caldos de galinha, a pimenta e um pouco de sal (1 colher de sobremesa + ou -). 

2- É melhor que se tempere o frango duas horas antes de preparar a galinhada, para que ele absorva os temperos.
Numa panela grande coloque óleo a gosto e uma colher rasa de sobremesa de açúcar.

3- Aqueça a panela até o açúcar caramelizar.
Adicione os pedaços de frango temperados anteriormente e deixe-os fritando. Observe que na hora que os pedaços de frango são adicionados o açúcar vira uma bala pois o frango gelado esfria o conteúdo da panela. 

4- Não se preocupe, continue fritando os pedaços de frango que o caramelo voltará a derreter e dará cor ao frango. Frite-o até ficar bem dourado.
Quando estiverem bem dourados retire os pedaços de frango da panela e escorra o excesso de óleo, pois o frango solta muita gordura, e não ficará um alimento muito saudável se deixar todo o óleo na panela.

5- Volte então o frango para a mesma panela, e deixe-o ficar mais dourado.
Quando a cor do frango estiver do seu agrado coloque os outros ingredientes de uma vez. Os tomates picados, o pimentão, a outra cebola (essa não picada, mas cortada em pétalas grandes).

6- Adicione o arroz lavado e escorrido.
Adicione os dois copos de água fervente. Neste ponto você deve provar a água de cozimento e verificar se há necessidade de correção do sal.

7- Quando a água estiver secando, prove o arroz para ver se já está macio. Caso seja necessário, adicione um pouco mais de água.
Espere toda a água secar, desligue o fogo e jogue por cima da galinhada o cheiro verde picado. Dê uma mexida e está pronto.

No comments:

Post a Comment