sexta-feira, 23 de março de 2018

Peixe / Bonito Assado***



Ingredientes:

1 kg de bonito fatiado
4-5 batatas
1 cebola grande
1 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
3 dentes de alho
Pimentão picante
Salsinha
Pimenta preta moída
Azeite de oliva virgem
Vinho branco
Água
Sal

Preparo

Vamos começar com a preparação desta receita de bonito assado. A primeira coisa a fazer é pré-aquecer o forno a 180 graus enquanto prepara todas as verduras e o peixe. 

Pegue nas fatias de bonito, limpe com água em abundância e seque com um pano limpo; depois pegue nas batatas, descasque e corte em fatias de espessura média, adicione um pouco de óleo e sal.

Recomendamos colocar no microondas por no máximo 5 minutos à potência máxima para que cozinhem um pouco e amoleçam.

Agora é hora de preparar as verduras. Pegue na cebola e corte em juliana; a seguir, deve cozinhar em uma frigideira com um pouco de sal e azeite de oliva. 

Corte um dos dentes de alho em fatias e adicione à cebola; depois pegue no pimentão verde e amarelo e corte em tiras, incorpore à frigideira até que esteja tudo pronto. Coloque meio copo de vinho branco, deixe evaporar e adicione uma pequena pitada de pimentão picante.



Agora vamos preparar uma mistura com alho e salsinha para colocar em cima das fatias de bonito. Pegue num pilão e esmague os 2 dentes de alho restantes com a salsinha, a pimenta preta moída e o sal. 

Quando estiver bem triturado, adicione um pouquinho de azeite de oliva e volte a misturar bem. Quando tiver uma boa mistura, pegue nas fatias e unte o peixe com este molho.

Quando o peixe estiver untado e todas as verduras cozidas, pegue numa bandeja de forno e disponha na base as fatias de batata, o bonito por cima e depois todas as verduras. 

A seguir pode colocar um pouco de vinho branco e água, que terá misturado previamente com os restos de alho, salsinha e azeite que estavam no pilão.

Depois disso, coloque o bonito no forno e deixe cozinhar por 15 ou 20 minutos a 150ºC. Quando retirar, deixe repousar por 5 minutos antes de servir e desfrutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário