sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Moqueca de Surubim:



Receita (I) *

1/2 kg de postas de surubim ou namorado
1 pimentão vermelho e 1 amarelo
1 cebola
2 pimentas dedo-de-moça
2 tomates bem vermelhos
1 colher (café) de azeite de dendê
Sal e azeite a gosto
Água filtrada

Preparo;

Esquentar azeite na panela de barro (leva uns 10 min). Vamos adicionar os ingredientes na ordem que eles cozinham, começando do mais demorado: primeiro os pimentões picados em rodelas.

Fritar bastante até que fiquem bem macios. Depois a cebola (também picada em rodelas), as pimentas picadinhas e por último os tomates picados em pedaços médios.

Misturar delicadamente e acrescentar sal, meio copo de água filtrada, mais azeite normal e o de dendê. Acrescentar as postas, uma por uma, sem misturar muito, de forma que as postas fiquem mergulhadas.

Tampar e deixar ferver por 20 min (postas de namorado levam menos tempo). Se colocar cheiro verde por cima fica bom.


Receita (II)

2 postas pequenas de surubim
1 pimentão vermelho
1 cebola
1 tomate
Gostas de azeite de dendê
5 colheres (sopa) de cheiro verde
2 pimentas dedo-de-moça
1/2 xícara de farinha de mandioca
Água filtrada

Preparo;

Picar a cebola, o pimentão e o tomate em pedaços pequenos e refogar com um pouco de óleo em uma panela de pressão pequena. Acrescente o azeite de dendê, as postas, a pimenta picadinha e ajuste o sal. 

Adicionar mais ou menos 200ml de água e ferver. Tampar e deixar na pressão por 5 minutos. Quando abrir, retirar as escamas e os ossos das postas de surubim. 

Com o fogo no alto, adicionar a farinha de mandioca aos poucos, misturando bastante, e ferver até que dê uma consistência que lhe agrade. Acrescente por último o cheiro verde.


Receita (III) - Salmoura

Reserve 600 ml de água, 250 ml de vinagre e duas colheres de sopa de sal com alho. Coloque o surubim em uma bacia, despeje a água, o vinagre e espalhe delicadamente o sal com alho sobre o peixe. Deixe nessa salmoura por 24 horas.

Ingredientes moqueca: 

800 gramas de surubim já temperados no dia anterior
2 tomates médios
2 cebolas médias
2 pimentões verdes
2 colheres de sopa de açafrão e colorau à base de urucum
1/2 colher de sopa de sal com alho
100 ml de leite de coco
2 colheres de chá de azeite de dendê
400 ml de água filtrada
Azeite de oliva a gosto

Preparo;

Em uma panela, aqueça o azeite, doure o sal com o alho e depois misture o açafrão e o corante. Adicione água e coloque, com cuidado, as postas de surubim na panela.

Adicione água até cobrir quase todo o peixe. Nesta hora, atenção a um detalhe importante: um dos grandes segredos do surubim é ajeitar posta por posta dentro da panela para não quebrar. E não pode mexer muito também.

Distribua bem o azeite de dendê e o leite de coco na panela. Em seguida, cortados em cubos, adicione o tomate, a cebola e o pimentão. Espalhe por toda a moqueca até cobrir o peixe.

Se quiser, acrescente pimentão em rodelas para decorar.
Dependendo da altura do fogo, vai cozinhar em 1/2 hora, 40 minutos.
Feita a moqueca, é hora de preparar o pirão.

Em outra panela, coloque cinco conchas do caldo da moqueca. Adicione 100 gramas de farinha de mandioca aos poucos e mexendo sempre. Em quatro minutos está pronto.

Receita Extra - Para o Peixe


2 postas grandes de surubim (escolha as postas em rodelas uniformes)
2 tomates grandes cortados em rodelas
2 cebolas médias cortadas em rodelas
1 pimentão verde grande cortado em rodelas (ou 2 pequenos sendo um verde e um vermelho)
1/2 maço de coentro em folhas sem os talinhos
2 dentes de alho fatiados bem fininhos
1/2 garrafinha de leite de coco
Ervas finas secas
1 cubinho de caldo knnor de peixe
Azeite de oliva
Sal e limão a gosto

Preparo;

Coloque o coentro em 1/2 litro de solução de água com uma colher de sobremesa de vinagre e reserve. Lave as postas de peixe e retire a pele (reserve). Tempere as postas com sal e limão a gosto e reserve

Fatie os tomates com pele (em fatias médias), a cebola (em fatias grossas), o pimentão (em fatias médias) e o alho (bem fininho) e reserve
Separe as folhinhas de coentro dos talos e reserve

Em uma panela redonda em forma de tacho, preferentemente de pedra, unte o fundo com azeite e disponha as postas sem pele lado a lado
Faça sobre as postas duas camadas nesta ordem: pimentão, cebola, tomate

Salpique o alho fatiado e as folhas de coentro rasgadas com as pontas dos dedos. Derreta o caldo de peixe em um pouco de água à parte (uma xicrinha de café). 

Regue tudo com azeite em abundância, o caldo do peixe e com o leite de coco e cozinhe em fogo baixo até levantar fervura, no meio do cozimento, se perceber que o caldo está muito ralo, coloque as peles do peixe dentro da panela para engrossar

Quando estiver pronto, com uma concha de feijão, retire cerca de 300 ml (um copo grande) do caldo e reserve. Depois, com as mãos bem limpas e secas, esfregue entre as palmas um punhado de ervas finas secas e salpique sobre o prato

Tampe a panela, tire do fogo e a mantenha tampada enquanto leva à mesa

Pirão; 

Em uma panela à parte deixe abrir fervura do caldo do cozimento do peixe que foi reservado e vá acrescentando aos poucos a farinha de mandioca

Misturando sem parar, até que tudo se alcance a consistência de pirão (consistência de uma pasta frouxa, isto é, não muito firme). 

Acrescente um pingo de água e deixe abrir fervura novamente (isto serve para cozinhar a farinha, o que dá um sabor mais fino ao pirão)

Sirva o mais rápido possível e só destampe a panela do prato principal assim que começar a servir, não sem antes desprezar as peles colocadas para engrossar o caldo, se for o caso

*Sirva acompanhado do pirão, arroz branco, molho pronto de pimenta vermelha e meias bandinhas de limão

Nenhum comentário:

Postar um comentário