quarta-feira, 24 de junho de 2015

Receita Batata Rosti;



🔺Receita (I)

75 g de Cream Cheese Philadelphia
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
500 g de batata
1/4 maço de salsa picada
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de manteiga

Preparo;

Descasque, rale as batatas no ralo grosso e esprema bem para sair o líquido.
Misture com o Cream Cheese Philadelphia, a salsa, o queijo parmesão, sal e pimenta.

Separe porções da massa, faça pequenos discos, moldando-as entre as mãos e frite-as com um pouco da manteiga, em uma frigideira. Doure os dois lados e sirva.


🔺Receita (II)

800 g de batata, de preferência holandesa, mas pode ser outro tipo de batata mais firme
2 colheres (sopa) de óleo de girassol ou milho
2 colheres (sopa) de manteiga
sal a gosto

Preparo;

As batatas devem ser cozidas com casca um dia antes de fazer o prato. Mergulhe as batatas em uma panela com água e sal. Deixe cozinhar por uns 15 minutos. Fica um pouco dura, al dente.

Deixe descansar por no mínimo 12 horas na geladeira, sem tirar a casca. Só depois disso descasque as batatas ainda geladas. Elas devem estar firmes para não virar um purê.

Rale as batatas passando cada uma pelo ralador sempre na mesma direção, de cima para baixo. Assim, as lascas ficam iguais e mais longas. Na frigideira, ponha a manteiga e o óleo. Deixe derreter bem. 


Espalhe a batata ralada na frigideira. Coloque sal a gosto e deixe fritar bem até formar uma crosta douradinha. Vire aos poucos e várias vezes.

Quando a batata começa a ficar marronzinha, é hora de mexer. Faça isso umas 3 vezes. E por fim deixe formar uma crosta bem durinha e tostada.

* Para finalizar, encaixe um prato na frigideira e vire.  O prato pode ser incrementado com tiras de bacon, queijo e cebola. Pode também ser enriquecido com linguicinhas defumadas e rodelas de alho poró. Ou ainda ser servido com ovo frito sobre um pedaço de bolo de carne.


🔺Receita (III)

.1 kg de batata cozida
.200 g de frango em cubos
.1 colher (sopa) rasa de azeite
.1/2 cebola ralada
.1 tomate médio sem pele e sem sementes picado
.200 g de requeijão cremoso tipo Catupiry®
.sal e pimenta-do-reino a gosto
.azeite para untar

Preparo; 

Cozinhe as batatas com casca até ficarem macias, porém firmes. Deixe amornar. Leve-as ao freezer por 10 minutos. Retire do freezer e rale no ralo grosso. Tempere com o sal e a pimenta. Reserve.

Recheio;

Refogue o frango com o azeite, a cebola e o tomate. Tempere com o sal e a pimenta e retire do fogo. Desfie o frango e junte o requeijão, até formar uma pasta.

Separe duas frigideiras pequenas. Unte uma delas e cubra o fundo com a batata ralada. Ponha no centro da frigideira 2 colheres (sopa) bem cheias do recheio e cubra com o restante da batata.

Com a colher, aperte e molde a batata, para que fique arredondada, e cubra com a outra frigideira como se fosse um tostex. Cozinhe por cerca de 10 minutos de cada lado. Regue com um fio de azeite ao virar a batata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário