quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Costela Assada no Forno =



🔺Receita (I)

2 a 3 kg de costela de boi
3 dentes de alho amassados
4 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Limpe a carne retirando o excesso de gordura. A costela pode ser temperada no dia anterior e deixa-la marinando ou pode ser temperada na hora de ir para o forno, já fiz as duas maneiras, não tem muita diferença.

Coloque a carne temperada em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 250 graus por 30 minutos para selar um pouco por fora. 

Retire a carne do forno e adicione 1 xicara de água na assadeira, cubra a costela com papel alumínio envolvendo toda a lateral da assadeira e volte a carne ao forno.

Reduza a temperatura do forno para 180 graus e deixe a carne assar por aproximadamente 3 horas, retire o papel alumínio e deixe a costela no forno por mais 30 minutos para dourar por cima.


🔺Receita (II)

Fica uma costela macia e suculenta. Coloquei a costela inteira no saco, fiquei com receio de partir antes e ficar difícil de manuseá-la no saco, o mesmo não pode ser rasgado, só apos o cozimento.

Usei forno de 200 graus.



Ingredientes:

Costela de Boi, tempero a gosto.
01 saco de papel tipo de padaria grande
Margarina ou óleo pra untar o saco

Preparo:

Tempere a costela a gosto, usei sal grosso. Unte o saco de pão e abra com cuidado, não pode rasgar. Coloque a costela com o lado do osso para baixo dentro do saco.

Feche com um barbante coloque em uma forma no forno previamente aquecido, deixe assar por 2 a 3 horas, se gostar ao ponto duas horas de forno já fica pronto, depois tira do saco e leva a mesa.

Costela Assada;



Ingredientes;

1 costela de 1kg a 1,5kg
3 colheres (de sopa) de maionese (generosas)
4 a 5 dentes de alho amassados
Sal a gosto

Preparo;

Tempere a costela com o alho e o sal e deixe pegar gosto, no mínimo 1h. 

Coloque a costela em uma assadeira e com a ajuda de um pincel ou da colher mesmo espalhe a maionese por cima dela, não seja econômica, lambuze mesmo, sem dó, nem piedade.

Cubra com papel alumínio, bem fechado, de um jeito que não entre nem pensamento. 

Leve ao forno com temperatura baixa, depois de mais ou menos 2h espete o garfo por cima do papel alumínio, se tiver bem molinha é só tirar o papel alumínio e deixá-la dourar.


🔺Ingredientes para costela bovina ao forno

2 tiras de costela bovina com as ripas
sal e pimenta moída na hora a gosto
azeite de oliva extra virgem
1 pitada de páprica picante
3 pimentas cumaris em conserva espremidas
1 colher de sopa de alho amassado
alecrim desidratado a gosto
batatas com casca e fatiadas ao meio

Preparo;

Lave bem e corte as batatas ao meio, tempere com sal, pimenta moída na hora, azeite e reserve. Num socador misture todos os temperos e faça um molho, passe na carne envolvendo tudo.

Coloque numa assadeira, distribua as batatas e leve ao forno preaquecido 180ºC entre 50 a 60 minutos. Cubra com papel alumínio. 

O tempo de forno vai depender muito, então depois de uns 50 minutos, tire o papel e deixe dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário