segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Dieta crua:vip

web/Mundo boa forma

Dieta Crua; 

Não precisar esquentar, cozinhar, assar, grelhar ou refogar os alimentos que prepara para consumir em suas refeições ou longo do dia? Pois bem, essa é justamente a proposta da dieta crua.

A dieta crua consiste basicamente no consumo de vegetais, frutas e grãos crus. 

Os processos de preparação culinários no fogão e forno são rejeitados baseados na ideia de que esquentar os alimentos destrói os nutrientes e as enzimas naturalmente encontradas nas comidas. 

Alguns defensores do programa alimentar inclusive alegam que cozinhar torna os alimentos tóxicos.

Entre as promessas da dieta crua estão: 
Combate a dores de cabeça 
Combate alergias
Estímulo à memória 
Estimula o sistema imunológico
Prevenção e tratamento de prisão de ventre
Aumento de energia
Manutenção de um peso saudável 
Melhoria da saúde do coração
Melhoria da artrite 
Melhoria da diabetes.

Na dieta crua, os alimentos podem ser preparados com:
Liquidificadores
Processadores de alimentos 
Desidratadores

Os pratos podem ser servidos frios e até um pouco mornos, porém, não devem passar disso.

Preparar dos alimentos;

Amornação;

Os alimentos vão para uma panela de barro, que foi aquecida no fogão ou com uma resistência elétrica. As mãos são utilizadas para monitorar a temperatura das comidas enquanto o processo é realizado.

Desidratação;

Já a desidratação dos alimentos pode ser feita com o auxílio do sol. São colocadas quantidades menores em um pote ou refratário que é exposto ao sol. Existem ainda as caixas desidratadoras que fazem o trabalho para quantias grandes de comida.

Alguns exemplos de alimentos que podem ser desidratados desse modo são: batatas, frutas, legumes, hortaliças, barra de cereais germinados, pães, bolos, tortas e biscoitos.

Germinação e brotação;

São outras duas técnicas importantes na alimentação viva. Elas consistem em hidratar a semente e esperar que ela germine ou brote, de acordo com suas características naturais. O objetivo é tornar os alimentos vivos, ou seja, biogênicos.

Fermentação;

A fermentação acontece nos vegetais ao adicionar microrganismos ou utilizar os que já se encontram neles para consumirem os açúcares ali presentes e formar fermentos e gases. Isso agrega em relação à digestibilidade e ao valor nutricional.

Tal processo é realizado com um frasco de vidro transparente de boca larga, previamente higienizado. Os vegetais são picados, fatiados, ralados ou prensados dentro do recipiente, que é fechado na pressão. Ele deve ficar assim durante 24 a 48h e então ser consumido.

As classificações dos seguidores da dieta crua


Os adeptos do programa alimentar estão divididos em quatro grupos:

Vegetarianos: a maior parte dos alimentos é consumida crua e as únicas comidas de fonte animal são os ovos e os produtos laticínios;

Veganos: a maioria dos alimentos são ingeridos crus e não há a presença de nenhum tipo de produto de origem animal no cardápio;

Onívoros: tanto os alimentos de origem vegetal quanto os de origem animal são consumidos, em sua maioria, crus;

A lista a seguir apresenta alguns dos alimentos permitidos pelo cardápio da dieta crua:

Feijões;

Frutas secas;
Grãos;
Sucos frescos de frutas e vegetais;
Frutas e vegetais frescos;
Grãos;
Legumes;
Leite de coco fresco;
Nozes;
Água (não pode ser da torneira);
Algas marinhas;
Sementes.

Agora, vamos conhecer um modelo de cardápio para a dieta crua. Entretanto, é importante saber que ele engloba somente 1.200 calorias por dia. 
Assim, antes de adotá-lo, cheque com seu nutricionista se ele é indicado para o seu caso e verifique se não trará problemas para a sua saúde.

Café da manhã:

1 copo de suco de 2 laranjas batido com 1 banana, ½ maçã e 1 folha grande de couve 
OU; 1 banana acompanhada de 1 colher de sopa de aveia e 1 colher de sopa de quinoa real 

OU; Suco de uma maçã batido com 2 fatias de abacaxi, 1 colher de sopa de aveia, 1 lasca de gengibre e 100 ml de água 

OU; 1 copo de leite de soja batido com 1 fruta de sua preferência e 1 colher de sopa de linhaça.

Almoço:

1 prato de sobremesa de salada de alface, cenoura e beterraba raladas, 1 xícara de chá de abobrinha, ½ xícara de chá de berinjela, porção de sashimi e 1 pera 


OU; 1 prato de sobremesa de tomate com pepino, 1 xícara de chá de brócolis, 1 porção grande de sashimi e ¼ de manga.

Lanches:

1 xícara de chá de frutas secas misturadas com frutas frescas 
OU; 1 taça de abacate batido com limão OU;
¼ de manga com quinoa real 

OU; 1 tigela de salada de frutas com granola 

OU; 1 copo de leite de soja batido com 1 fruta e 1 colher de sopa de aveia.

Jantar:

1 prato raso de salada de rúcula com tomate, sashimi, 4 nozes e ¼ de manga; 

OU; 1 prato raso de escarola com tomate, 5 castanhas de caju, sashimi e ¼ de abacate.

Cuidados;

Antes de adotar a dieta crua ou qualquer tipo de programa alimentar, consulte primeiramente um nutricionista para saber se ele é mesmo apropriado para o seu caso e verificar se ao segui-lo, você será capaz de fornecer ao seu organismo os nutrientes que ele necessita para funcionar corretamente.

Isso é especialmente importante ao levarmos em consideração o fato que a dieta crua limita a quantidade e diversidade de alimentos que podem ser consumidos nas refeições.

Outra preocupação que deve ser levada em consideração é em relação à higienização dos alimentos, já que comidas não cozidas e não pasteurizadas estão associadas ao aparecimento de certas doenças. 

Entre os itens que merecem maior cuidado estão: brotos, framboesa, sucos não pasteurizados, alface, ovos e carnes.

O ovo cru pode causar salmonelose, uma doença provocada pela salmonela, que causa diarreia, febre muito forte e vômitos e pode matar crianças, idosos e pessoas imunodeprimidas. 

Comer carne crua também é perigoso porque nesse estado o alimento fornece excelentes condições para o desenvolvimento de microrganismos que podem causar problemas como diarreia grave com sangue, náusea, dor abdominal, perda de movimentos e de audição, paralisia e até o óbito.

A dieta crua não pode ser seguida por mulheres gestantes, crianças, idosos, pessoas com o sistema imunológico enfraquecido e que possuem doenças crônicas como doenças renais. Outras críticas ao modelo de alimentação crua

Acredita-se que seguir o modelo de alimentação crua por muito tempo pode causar deficiência de vitamina B12, que é encontrada principalmente em alimentos de origem animal. 

A ausência do nutriente no organismo pode trazer problemas como: fadiga, dificuldade para respirar, diarreia, nervosismo, dormência, dificuldade para andar, incontinência urinária e lesões no sistema nervoso.

Ao seguir uma alimentação como esta, também é preciso tomar cuidado para garantir a ingestão de cálcio e do ácido graxo ômega 3.

Outra crítica é que mesmo ao cozinhar os alimentos é possível manter as suas vantagens nutricionais. 

Para isso, vale seguir táticas como: cozinhar no vapor, não fatiar muito, cozinhar com a casca, não cozinhar por muito tempo, utilizar pouca água.

Preparar tudo no fogo alto, não armazenar os alimentos por muito tempo na geladeira e reutilizar a água usada no cozimento para preparar outro alimento, pois essa água pode reter nutrientes, que em vez de serem perdidos, serão reaproveitados em outro prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário