sábado, 1 de setembro de 2018

Salmão com abacate; vip



Ingredientes;

2 lombos de salmão
3 chávenas de arroz integral cozido (se tiver que cozer o arroz conte com cerca de 1/2 de chávena de arroz cru por pessoa)
1 abacate
1 c.sopa azeite
1 molho pequeno de coentros frescos
1 limão
Flocos de malagueta (opcional)
Alho em pó (opcional)
Sal
Pimenta

Preparo:

Aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio a médio alto e quando estiver bem quente coloque as postas de salmão com a pele virada para baixo .


Se a frigideira for bem antiaderente não precisa de adicionar gordura nenhuma, o salmão vai libertar a própria gordura e cozinhar nela própria. 

Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até que a pele esteja dourada, cerca de 4 minutos. Vire o salmão de forma a que a pele fique virada para cima e cozinhe-o desse lado até que fique bem dourado. 

Entretanto, com cuidado retire a pele que deve sair facilmente. Vai ver que fica uma gordura branca, não a tire.

Volte a virar o salmão com o lado da gordura para baixo. Agora essa gordura vai derreter e esse lado vai ficar bem dourado e estaladiço. Deixe cozinhar cerca de 2 a 3 minutos. 


Depois vire para cada um dos lados laterais, basta cerca de 30 segundos de cada lado.

Mantenha o lume médio a médio alto (não demasiado alto) e vire o salmão sempre que a cor dourada for visível, não deixe queimar de nenhum lado e não deixe cozinhar em demasia.

Assim o salmão vai ficar bem dourado de todos os lados e não vai secar, vai continuar úmido e suculento por dentro. Entretanto coloque o arroz já cozido numa outra frigideira e junte o azeite, os coentros picados e os flocos de malagueta se usar.

Tempere com sal e pimenta se necessário, deixe que aqueça e que comece a ficar bem fragrante. Depois junte o sumo do limão, misture e retire do lume. 


Corte o abacate em fatias, tempere com sal, alho em pó (opcional mas aconselhado) e umas gotas de limão. 

Sirva tudo junto, polvilhado com alguns flocos de malagueta se desejar e desfrute desta refeição deliciosa, rápida, leve e fresca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário