domingo, 16 de julho de 2017

Receita Molho de Tomates / Passata.



Receita (I)
- 4 kgs de tomates bem maduros e firmes
- 4 dentes de alho picado (opcional)
- Um bouque garni com 10 folhas de manjericão com talo e tudo, 4 hastes de tomilho, um galho de louro com 4 folhas, 2 ramos de salsa. Pegue um gaze, ou tulle, abra bem coloque as folhas arrumadas sobrepostas e amarre bem como um saquinho.
- Sal e pimenta a gosto.
- 2 colheres de sopa de açúcar ( isto é opcional, devido a acidez do nosso tomate, se vc tiver um tomate bem maduro e tipo italiano Pera, não vai precisar e se for usar tomate em lata, tipo pelatti, teste a acidez após cozido e acrescente!). Para cada quilo de tomates, use 600 do pelatti ( 1 lata e meia)
- 30 ml de azeite extra virgem.

Preparo

1- Corte os tomates ao meio e retire toda a parte da haste que segura o tomate na planta ( parte branca, central) , sem retirar as sementes ou a pele. Lave-os e cozinhe em fogo bem baixo com pouca água, acrescente o açúcar.


2- Deixe cozinhar por mais 30 minutos, com o bouque garni até desmancha-los e passe primeiro por uma peneira grossa pra tirar a pele e em uma fina pra retirar sementes e detritos, assim você economizará tempo, pois passar tudo por peneira fina é necessário bater os tomates em liquidificador ou processador e não aconselho pois as sementes que se quebrarem, pode amargar a massa.

3- Existem no mercado processadores manuais que retiram a pele a semente dos tomates importados da Itália que são ótimos também

4- Em uma panela acrescente este Purê de tomates do processo acima e a colher de açúcar e aguarde levantar fervura, acrescente o alho (opcional), sal, pimenta do reino e o azeite.

5- Não se esqueça que é uma base, por isso não é necessário muito tempero e nem cozimento excessivo, ferveu e parou de espumar tá pronto! ( caso queira para acelerar o processo retire a espuma com uma escumadeira, durante a cocção.

6- Caso queira retire o bouquet garni antes de guardar a base em geladeira, esta base dura até 5 dias em refrigeração constante a menos de 8ºC+. (congelada dura até 03 meses). 

7- O bouque garni pode dar mais sabor se deixá-lo, porém poderá comprometer o tempo de conservação, pois no molho ele oxida com o tempo.
Este processo serve pra qualquer tipo de molho italiano que vai tomates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário