quarta-feira, 5 de julho de 2017

Espaguete – Cacio e Pepe



Ingredientes

400 grs de espaguete 
160 grs Pecorino Romano 
Pimenta do Reino

Preparo


1- Comece ralando o queijo pecorino romano. Em uma panela coloque a água para ferver com uma colher de sopa de sal. Deixe a água ferver e despeje o espaguete e de vez em quando mexa com uma colher de pau. 

2- Não quebrem o espaguete para colocar dentro da panela. Separe uma concha da água onde foi cozido o espaguete e escorra o mesmo “al dente” (normalmente na embalagem vem escrito o tempo ideal de cozimento).



3- Em uma tigela, despeje o macarrão escorrido (por favor, não lavem…) adicione aquela concha de água que foi reservada e misture bem com o queijo pecorino ralado


4- Adicione a pimenta do reino a gosto e continue mexendo cuidadosamente até obter uma consistência cremosa. O segredo de um bom prato de espaguete “al cacio e pepe” é o equilíbrio certo entre queijo e o cozimento da massa.

5- Se ao misturar os ingredientes você notar que ao adicionar a concha de água do cozimento do espaguete junto ao queijo, a mistura aparenta ter mais água do que o necessário, adicione um pouco mais do queijo pecorino, se pelo contrário, estiver ainda muito seco, coloque um pouco de mais água do cozimento até obter essa consistência cremosa. 

6- Ao servir este prato adicione um pouco mais de pimenta para decorar e dar um toque especial.



Obs.
Se vocês não encontrarem o queijo Pecorino Romano substituam por queijo parmesão, mas lembrem-se, se puderem utilizem o verdadeiro parmigiano regiano italiano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário