sexta-feira, 4 de maio de 2018

Receita Pastéis de Nata;



🔺Receita (I)

1 embalagem de massa folhada congelada
1 L de leite
400 g de açúcar
9 gemas
80 g de farinha
1 casca de limão
1 pau de canela
canela em pó q.b. (Facultativo)
Farinha para polvilhar
Manteiga para untar

Preparo;


Ferva o leite com o pau de canela e a casca de limão. Misture o açúcar com a farinha e adicione lentamente o leite através de um coador, mexendo depois muito bem.

Leve novamente ao lume, continuando a mexer, retire quando o creme estiver homogêneo e deixe arrefecer. Bata as gemas à parte e depois adicione-as ao creme, em fio e mexendo sempre.

Estenda a massa folhada sobre uma superfície enfarinhada. Dobre-a e volte a passar o rolo. Com um cortador ou copo, corte rodelas com o mesmo diâmetro da abertura das formas. 


Unte as formas com manteiga e forre-as com uma rodela de massa, esticando-a até ao bordo.

Coloque as formas num tabuleiro, encha-as com o creme e leve ao forno, pré-aquecido a uma temperatura igual ou superior a 250ºC, durante cerca de 10 minutos. 

Sirva os pastéis quentes ou frios, com ou sem canela em pó. Para forrar as formas com a massa, mantenha os polegares molhados para ser mais fácil esticá-la.


🔺Receita (II)

650g de farinha de trigo
1 pitada de sal
400 ml de água
450 g de manteiga sem sal

Recheio;

600 g de açúcar
350 ml de água
casquinha de 1 limão
1 litro de leite
160 g de farinha de trigo
1 colher (café) de essência de baunilha
8 gemas

Preparo;

Coloque a farinha de trigo numa tigela, faça um buraco no centro, dilua o sal na água e despeje na tigela. Misture os ingredientes até que a massa solte das mãos. 


Faça uma bola e envolva num plástico para que a massa não resseque. Deixe descansar por 10 minutos. Estique a massa numa superfície lisa e com o auxílio de um rolo abra a massa no formato de cruz.

Coloque 300 g de margarina entre 2 sacos plásticos e abra formando um quadrado. Coloque a margarina no meio da massa e feche como se estivesse embrulhando um presente.

Deixe descansar mais 10 minutos. Abra a massa novamente, dobre as laterais para o centro da massa e deixe descansar 10 minutos, coberta com plástico para não ressecar. 


Depois deste tempo repita o procedimento mais 2 vezes. Sempre polvilhe a mesa com farinha de trigo para que a massa não grude e deixe em temperatura refrigerada.

No final, estique a massa no formato de um retângulo grande, passe o restante da margarina (150 g) com a ponta dos dedos e enrole formando um rolo fino com +/- 4 cm de diâmetro e deixe descansar mais 10 minutos.

Corte discos com +/- 2 cm de espessura, coloque cada disco dentro de uma forminha de empada e com o polegar umedecido em água, modele a massa na forminha, esticando a lateral acima da borda. Comece pelo centro e vai para as beiradas, até chegar ao topo da forma.

Recheio;

Em uma panela, dissolva o açúcar na água, acrescente a casca de 1 limão e leve ao fogo para fazer uma calda. Dica: Depois que a calda ferver, aguarde 5 minutos e desligue o fogo.

Em outra panela, fora do fogo, misture metade do leite com toda a farinha de trigo e mexa para dissolver. Ferva o restante do leite com a essência, junte ao leite com farinha e vá para o fogo médio para engrossar.

Retire do fogo, deixe esfriar um pouco, acrescente a calda de açúcar, as gemas e misture.

Encha as forminhas com o recheio e leve ao forno. Asse os pastéis em forno bem forte (250º C) de 15 a 20 minutos (essa variação de tempo vai depender do forno) e está pronto. Deixe esfriar.


🔺Receita (III)

1 L de  leite meio-gordo
2 cascas de limão
2 paus de canela
500 g açúcar
100 g farinha
2 ovos M
10 gemas de ovo M
500 g massa folhada

Preparo;

1. Pré-aqueça o forno a 240º C.
2. Num tacho, coloque o leite, as cascas de limão e os paus de canela.
3. Leve ao lume até levantar fervura e desligue.
4. Numa taça, misture o açúcar com a farinha.
5. Acrescente a mistura ao leite, ainda bem quente, mexendo bem com varas.
6. Retire as cascas de limão e os paus de canela e deixe arrefecer durante 10 minutos.
7. Junte os ovos inteiros e as gemas. Mexa com as varas até formar um creme homogêneo. Leve ao lume novamente, mexendo sempre até engrossar.
8. Enrole a massa folhada formando um cilindro e corte em rodelas de 3 cm cada.
9. Com a ajuda dos polegares umedecidos, forre pequenas formas metálicas espalhando bem a massa até ao rebordo.
10. Deite o recheio nas formas e leve ao forno durante 15 minutos, ou até dourarem. Sirva ainda quente. Sugestão: polvilhe com canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário