domingo, 18 de março de 2018

Molho de Tamarindo



Ingredientes:

1/2 copo de vinagre branco.
1/2 copo de água.
1/2 copo de açúcar.
Molho de tomate ou ketchup.
Frutos de tamarindo.
Uma pitada de sal.
3 colheres de sopa de suco de limão.
1/2 colher de sopa de amido de milho.
1/2 dente de alho picado.
Pimenta (opcional).


Preparo

A primeira coisa a fazer para preparar o molho de tamarindo é extrair a polpa da fruta do tamarindo. Para isso retire a casca. Você verá que uma espécie de "fios" cobrem toda a polpa, retire-os. 

Abra o fruto e retire as sementes que estão lá dentro escondidas. O resto, a polpa que cobria as sementes, é o que precisaremos para fazer o molho. Precisará encher uma xícara aproximadamente.

Depois, coloque a polpa da fruta do tamarindo em uma frigideira ou panela, adicione a água e aqueça a fogo médio. Verá que o tamarindo começa a se desfazer. Não deixe de mexer para que não queime nem grude.



Agora, adicione o açúcar e o vinagre branco e continue mexendo. Depois, adicione o molho de tomate e o suco de limão. Coloque uma pitada de sal. Se quiser, pode adicionar um pouco de molho de soja para dar mais sabor.



Pique bem 1/2 dente de alho e adicione ao molho de tamarindo. Se quiser, para dar um toque mais picante, coloque um pouco de pimenta.



Baixe um pouco o fogo e dissolva o amido de milho ou maisena com um pouco de água fria, mas não mais de 1/4 de copo. Como o molho de tamarindo já estará fervendo, adicione esta solução e misture tudo bem.



Agora retire do fogo, deixe esfriar um pouco e bata o molho de tamarindo com a batedeira para que fique uma textura mais lisa e para eliminar todos os grumos. Se quiser que fique um pouco mais líquido, adicione um pouco de água.


O molho de tamarindo é ideal tanto para wantan recheado como frito, para temperar o frango, acompanhar peixes como o salmão ou inclusive temperar saladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário