quinta-feira, 7 de março de 2019

Receita de Capelete;


🔺Receita de Capeletes in brodo

Ingredientes:


Massa:


300 gramas de farinha de trigo
3 ovos

Brodo:


8 xícaras de água
1 frango
2 talos de salsão
2 cenouras
2 cebolas médias
1 folha de louro
1 dente de alho
1 cravo-da-índia
6 grãos de pimenta-do-reino
4 talos de salsinha
1 tomate
Sal


Recheio:

2 xícaras de frango desfiado (o utilizado no Brodo)
3 Colheres (sopa) de farinha de rosca
4 Colheres (sopa) de parmesão
Pitada de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino
1 ovo

Preparo:

Massa:

Misturar os ovos à farinha e trabalhar com ela até ficar bem lisa. Abrir a massa em um cilindro e cortar quadrados de 5 cm e cobrir com um pano úmido.

Preparar os capeletes colocando um pouco de recheio no centro de cada quadradinho da massa, unir as pontas em forma de triângulo, dobrar para trás a ponta do triângulo e enrolar no dedo para formar os capeletes.

Retirar o caldo da geladeira e eliminar a gordura que estará na superfície. Levar o caldo sem gordura novamente ao caldeirão e, se necessário, acrescentar mais água para obter o equivalente a 6 xícaras de brodo.

Temperar com sal e pimenta-do-reino e cozinhar os capeletes no brodo. Servir com mais parmesão ralado.

Brodo:


Cortar em pedaços graúdos a cebola, as cenouras e o salsão. Cortar o frango em 8 pedaços e temperar levemente com sal e pimenta-do-reino. 

Colocar um caldeirão no fogo e aquecer, adicionar os pedaços de frango e dourar levemente (não é necessário colocar óleo, pois o frango solta um pouco de gordura).

Assim que o frango começar a dourar, acrescentar a cebola, cenoura, salsão, alho e tomate cortado ao meio e refogar por 5 minutos, adicionar a água que deve estar fria.

Colocar no caldeirão a folha de louro, o dente de alho descascado, os talos de salsinha e os grãos de pimenta, levar à fervura e, com uma escumadeira, retirar a espuma que se forma na superfície.

Abaixar o fogo, tampar parcialmente o caldeirão e cozinhar o caldo por 1 hora e meia. Coar o caldo, deixar esfriar e levar à geladeira por 6 horas, pois a gordura poderá ser removida com facilidade.

Recheio:

Desfiar o frango cozido e colocar em um processador, processar até obter uma pasta, acrescentar os ingredientes restantes para o recheio e misturar bem. 

Se o recheio ficar muito mole, acrescentar um pouco mais de farinha de rosca. Colocar o recheio na geladeira para firmar um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário