segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Comidas em excesso que fazem mal


ūüĒļTipos de comida que devem ser evitadas em excesso

1. Atum

Assim como o salm√£o, o atum √© repleto de nutrientes e gorduras saud√°veis, incluindo os √°cidos graxos √īmega-3. 
No entanto, este peixe pode conter uma subst√Ęncia chamada metilmerc√ļrio em quantidades muito maiores do que as encontradas em outros peixes, e o excesso de merc√ļrio pode causar alguns efeitos colaterais preocupantes.

Normalmente, os atuns maiores, servidos como fil√©s de peixe ou utilizados em sushi, cont√©m mais merc√ļrio, pois ele se acumula nos tecidos com o passar do tempo. J√° os atuns menores t√™m mais probabilidade de serem enlatados, e a sua concentra√ß√£o de merc√ļrio pode variar, de acordo com a vers√£o.

2. Atum branco em lata: 

Comumente esse tipo de enlatado √© derivado de peixes albacoras. 
O atum branco cont√©m entre 4 e 5 vezes mais merc√ļrio do que o atum light;

3. Atum light: 

O atum light cont√©m muito menos merc√ļrio do que o atum branco, tem uma cor mais escura e geralmente n√£o √© proveniente de peixes albacoras.

O limite superior de seguran√ßa de metilmerc√ļrio para humanos √© de 0,1 microgramas por quilograma de peso corporal. Por exemplo, uma crian√ßa que pesa 25 kg deve comer uma por√ß√£o de atum branco enlatado de 75 g a cada 19 d√≠as. Mais do que isso excederia o limite superior recomendado e aumenta os riscos de atrasos no desenvolvimento, problemas na vis√£o, audi√ß√£o e fala, falta de coordena√ß√£o e fraqueza muscular.

As mulheres gr√°vidas tamb√©m s√£o aconselhadas a limitar a ingest√£o de peixes contendo muito merc√ļrio a n√£o mais do que duas vezes por semana, justamente porque essa subst√Ęncia pode provocar danos cerebrais e atrasos no desenvolvimento do beb√™.

Sendo assim, procure intercalar o consumo de atum com outros peixes como salm√£o, cavala, sardinha e truta. Al√©m de oferecer a quantidades importantes de √°cidos graxos √īmega-3, s√£o menos propensos √† contamina√ß√£o com merc√ļrio.

4. Carne de fígado

Voc√™ sabia que f√≠gado √© a carne proveniente de √≥rg√£os mais nutritiva de todas? Pois √©, ela carrega altas quantidades de minerais como ferro, cobre e tamb√©m vitaminas como a B12 e A, todos essenciais para a sa√ļde.
Porém, as quantidades desses nutrientes são tão expressivas que apenas uma porção de 100 gramas de fígado bovino entrega seis vezes a ingestão dietética recomendada de vitamina A e 7 vezes de cobre, e por isso está entre os tipos de comida que devem ser evitadas em excesso.

O fato da vitamina A ser armazenada em nossos corpos pode causar toxicidade, trazendo danos para a vis√£o, dor √≥ssea e aumento do risco de fraturas, n√°useas e v√īmitos. O cobre tamb√©m pode causar toxicidade, e pode aumentar o risco de doen√ßa de Alzheimer, porque seu excesso pode provocar estresse oxidativo e altera√ß√Ķes neurodegenerativas.

Para receber os benef√≠cios do f√≠gado sem prejudicar a sa√ļde, consuma-o f√≠gado apenas uma vez por semana.

5. Canela

A canela √© uma especiaria muito utilizada na culin√°ria de muitos pa√≠ses. 
Al√©m de acrescentar um sabor especial aos alimentos, ela tamb√©m √© utilizada medicinalmente para reduzir os riscos de desenvolver doen√ßas card√≠acas, diabetes, c√Ęncer, doen√ßas neurodegenerativas e tamb√©m combater a inflama√ß√£o e baixar os n√≠veis de a√ß√ļcar no sangue, devido aos seus poderosos antioxidantes.

Por√©m, a canela est√° classificada como um tipo de comida que deve ser evitada em excesso porque ela cont√©m um componente ativo chamado cumarina, que √© nocivo para a sa√ļde, quando ingerido em grandes doses.

No entanto, voc√™ pode optar por uma vers√£o que contenha menos cumarina. 
Por exemplo, a canela comum, tamb√©m conhecida como cassia, cont√©m uma quantidade relativamente alta de cumarina, mas a do tipo ceil√£o, chamada de verdadeira canela, tem concentra√ß√Ķes menores, sendo a melhor op√ß√£o.

Infelizmente, v√°rios estudos descobriram que comer muita cumarina pode causar toxicidade e danos ao f√≠gado. 
Durante um estudo, observou-se que uma mulher de 73 anos de idade desenvolveu uma infec√ß√£o s√ļbita no f√≠gado ap√≥s tomar suplementos de canela por apenas uma semana.

Outro estudo realizado com roedores evidenciou que o excesso de cumarina pode causar o desenvolvimento de tumores cancer√≠genos nos pulm√Ķes, f√≠gado e rins. 
Isso acontece porque ela danifica certos √≥rg√£os repetidamente, e com o tempo, o dano pode fazer com que c√©lulas saud√°veis ​​sejam substitu√≠das por c√©lulas tumorais, que podem se tornar cancer√≠genas.

Ingerir at√© 0,1 mg por kg de peso corporal de cumarina por dia √© o recomendado. Baseando-se na ingest√£o di√°ria toler√°vel, n√£o √© recomendado consumir mais de 0,5 e 2 gramas de cassia por dia e mais do que 5 gramas de ceil√£o por dia. √Č claro que ocasionalmente um consumo superior aos recomendados pode acontecer, mas tenha em mente que essa condi√ß√£o n√£o pode ser frequente.

6. Noz-moscada

Assim como a canela, a noz-moscada é muito utilizada na culinária do mundo todo. Ela é classificada como uma especiaria e frequentemente adicionada a bolos, pudins, molhos e outros pratos.

Pequenas doses de noz-moscada acrescentam sabor sem impactar a sa√ļde. 
No entanto, como ela cont√©m um composto chamado miristicina – que √© uma subst√Ęncia psicoativa que afeta o sistema nervoso simp√°tico -, em grandes doses, pode causar intoxica√ß√£o.

Se voc√™ consumir apenas 10 gramas de noz-moscada de uma s√≥ vez j√° pode experimentar sintomas de toxicidade, que envolvem convuls√Ķes, arritmia card√≠aca, n√°useas, tontura, dor e alucina√ß√Ķes.

Al√©m dos efeitos de curto prazo da intoxica√ß√£o, existem riscos muito mais perigosos de consumir muito desse tempero. 
Em alguns casos, a miristicina causou falência de órgãos, e em outros casos, a overdose de noz-moscada foi associada à morte, quando usada em combinação com outras drogas.

7. Castanha-do-Par√°

A castanha-do-par√° √© uma das principais fontes sel√™nio. 
O sel√™nio √© um mineral essencial necess√°rio para produzir selenoprote√≠nas, que funcionan como antioxidantes, e desempenha um papel importante na reprodu√ß√£o, na fun√ß√£o da tireoide e na produ√ß√£o de DNA.

Assim como outros nutrientes, o sel√™nio pode ser t√≥xico em grandes quantidades. O sintoma pode incluir: dores de est√īmago, perda de cabelo, fadiga, altera√ß√Ķes de humor, diarreia, cabelos ou unhas quebradi√ßas, dentes descoloridos, problemas no sistema nervoso, gosto met√°lico na boca e um odor semelhante ao do alho na respira√ß√£o. 
Se não for tratada, pode evoluir para uma dificuldade respiratória, tremores, insuficiência renal, ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca.

Procure ent√£o consumir quantidades adequadas de castanha-do-par√°. Aproximadamente 50 a 70 microgramas por dia √© uma quantidade considerada segura para adultos, e a toler√Ęncia √© de 300 microgramas. Por√©m, uma √ļnica castanha pode conter at√© 95 microgramas de sel√™nio, ou seja, mais do que a quantidade di√°ria recomendada para adultos e tr√™s vezes a quantidade exigida para as crian√ßas.

Isso significa que comer entre 4 e 5 castanhas pode deixar um adulto no limite da toler√Ęncia, ent√£o n√£o coma mais do que isso.

8. Espinafre, beterraba e acelga

Alimentos verdes escuros e frondosos s√£o fontes muito relevantes de nutrientes, como a vitamina A e C, ferro e folato. 
Sua composição também contém ácido oxálico, um composto que confere aos vegetais o sabor característico de terra e levemente amargo.

Um dos efeitos colaterais do consumo de grandes quantidades de ácido oxálico é que ele pode se ligar aos minerais no intestino e impedir que o corpo absorva. Por exemplo, o espinafre é rico em cálcio, mas o oxalato (também presente) pode impedir que grande parte do cálcio seja absorvida pelo corpo, e quando esse tipo de alimento é combinado com fibras, pode prejudicar ainda mais a absorção de nutrientes.

Ele também é apontado como causador de pedras nos rins, pois cerca de 80% dos cálculos renais diagnosticados são compostos de oxalato de cálcio; por esse motivo, pessoas que sofrem com essa condição são desaconselhadas a consumir muitos alimentos ricos em oxalato.
Vale refor√ßar que apesar de serem tipos de comida que devem ser evitadas em excesso, esses alimentos comp√Ķem uma dieta saud√°vel, e quando consumidos com modera√ß√£o contribuem relevantemente com a sa√ļde.

9. Vegetais crucíferos

O br√≥colis, a couve de Bruxelas e a couve s√£o alguns vegetais classificados como cruc√≠feros. Eles s√£o apontados por ajudar a reduzir o risco de c√Ęncer e doen√ßas card√≠acas.

Al√©m de seus importantes nutrientes, os vegetais cruc√≠feros cont√™m tiocianatos, produzidos quando as plantas s√£o cortadas ou mastigadas. O excesso de tiocianatos pode interferir na capacidade do organismo de absorver o iodo, interferindo na fun√ß√£o normal da gl√Ęndula tire√≥ide, o que pode causar hipotireoidismo.

O hipotireoidismo √© caracterizado por uma tire√≥ide hipoativa, uma condi√ß√£o que provoca sintomas como: aumento da gl√Ęndula tire√≥ide, ganho de peso, pris√£o de ventre, n√≠veis baixos de energia e pele seca.

Como os tiocianatos provenientes de vegetais crucíferos são formados quando os alimentos são quebrados, evitar incluí-los frequentemente em bebidas como os sucos verdes, que precisam ser batidas, pode evitar uma ingestão elevada desses compostos.

10. Batatas verdes

Quando as batatas s√£o expostas √† luz, elas come√ßam a produzir clorofila, mas esse processo tamb√©m pode estimular a produ√ß√£o de certos compostos que a protegem de danos causados ​​por insetos, bact√©rias, fungos ou animais famintos.

Se a batata está verde e já começou a brotar, jogue fora. As batatas verdes contêm solanina, um pesticida natural que é tóxico para os seres humanos quando consumido em grandes quantidades.

A solanina costuma inibir uma enzima envolvida na quebra de certos neurotransmissores. Ela tamb√©m pode danificar as membranas celulares e afetar negativamente a permeabilidade do intestino.

Os sintomas de envenenamento por solanina s√£o: n√°useas, v√īmitos, diarreia, sudorese, dores de cabe√ßa e dores de est√īmago, e quando leves, eles desaparecem em aproximadamente 24 horas.

√Č dif√≠cil dizer exatamente quanto de solanina causa esses efeitos colaterais, mas parece que a ingest√£o de 2 mg por quilo de peso corporal j√° √© o suficiente.

11. Café

O caf√© √© uma das bebidas que cont√™m cafe√≠na. Embora a sua composi√ß√£o seja reconhecida por trazer benef√≠cios relevantes para a sa√ļde, como reduzir doen√ßas do f√≠gado, diabetes tipo 2 e doen√ßas neurodegenerativas, altas doses de cafe√≠na podem ter efeitos colaterais desagrad√°veis ​​e at√© perigosos. Por isso, o caf√© encontra-se entre os tipos de comida que devem ser evitadas em excesso.

Embora a sensibilidade de cada pessoa à cafeína seja diferente, consumir em média 400 mg é geralmente considerado seguro. Mais de 500 a 600 mg por dia já pode ser excessivo e afetar o sistema nervoso, digestivo, pressão e outros.

A cafeína é conhecida por aumentar o estado de alerta. Isso acontece porque ela bloqueia os efeitos da adenosina, um químico cerebral que faz com que você se sinta cansado. Porém, as doses mais altas podem provocar ansiedade e nervosismo. Ela também pode afetar o sono e trazer problemas de concentração, foco e abrir espaço para o surgimento de doenças.

Outro impacto relevante da cafe√≠na √© sua capacidade de estimular os movimentos intestinais, aumentando o peristaltismo, as contra√ß√Ķes que movimentam a comida atrav√©s do trato digestivo. Ent√£o, n√£o √© de surpreender que grandes doses de cafe√≠na possam causar diarreia em algumas pessoas.

Pessoas que sofrem com pressão alta também precisam se atentar ao consumo excessivo da cafeína, pois foi demonstrado que ela eleva a pressão arterial devido ao seu efeito estimulatório sobre o sistema nervoso, uma condição que aumenta os riscos de ataques cardíacos e derrames, pois pode danificar as artérias ao longo do tempo, restringindo o fluxo de sangue para o coração e o cérebro. Pode também aumentar os batimentos cardíacos (fibrilação atrial), uma condição comum em pessoas que consomem bebidas energéticas contendo doses extremamente altas de cafeína.

Além disso, pode causar fadiga depois que a cafeína deixa o organismo e desidratação, pois ela é um diurético.

Considerando esses fatos, a melhor alternativa é não exagerar no consumo de café e outras bebidas que contêm cafeína.

12. Feij√£o vermelho

O feij√£o vermelho √© um dos alimentos que cont√™m muitas vitaminas e minerais vitais, como ferro, pot√°ssio, folato e vitamina K1. 
Mas, quando está cru, contém altos níveis de uma lectina chamada fitohemaglutinina.

As lectinas s√£o uma esp√©cie de defesa natural nas plantas para impedir que os animais as comam. Ela √© um tipo de prote√≠na que pode se ligar ao a√ß√ļcar e reduz a capacidade do organismo de absorver nutrientes.

Quando ingeridas, elas n√£o s√£o digeridas e conseguem seguir inalteradas para o intestino, e quando est√£o presentes em quantidades excessivas, podem danificar a parede do intestino e causar irrita√ß√£o. Apenas cinco feij√Ķes crus ou mal cozidos j√° podem causar um efeito colateral, provocando n√°useas, v√īmitos e diarreia.

Uma unidade hemagglutinate (hau) √© uma medida do conte√ļdo de lectina. Em sua forma bruta, o feij√£o vermelho cont√©m entre 20.000 e 70.000 hau. Quando ele est√° completamente cozido, esse n√ļmero cai para 200-400 hau, um n√≠vel considerado seguro.

Isso significa que voc√™ n√£o deve evitar esse alimento e sim garantir que seu consumo s√≥ seja feito ap√≥s ele estar devidamente cozido. Assim, voc√™ evitar√° a lectina e poder√° receber muitos nutrientes que contribuem com a sa√ļde.

Nenhum coment√°rio:

Postar um coment√°rio