segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Caldo de Camarão à Catarinense;



Ingredientes;

3 tomates médios sem pele e sementes, picados
1/2 xícara de azeite de oliva
Pimenta a gosto
Farinha de mandioca crua
3 kg de camarões-sete-barbas grandes
4 xícaras de água
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de suco de limão
3 cebolas grandes picadas
1 colher (chá) de molho de pimenta vermelha

Preparo;

Tire a casca de 8 camarões, limpe, lave, coloque em uma panela, cubra com água, tempere com sal a gosto, ferva em fogo alto até ficarem rosados, tire do fogo e reserve separe os camarões do caldo.

Corte as cabeças e as pernas dos camarões restantes, limpe, lave sem retirar as cascas, coloque-os em uma tigela, tempere com suco de limão, sal a gosto e reserve.

No liquidificador, coloque os 8 camarões cozidos, cebola, molho de pimenta, 1/2 xícara do caldo reservado, tempere com sal e pimenta a gosto e bata bem.

Passe para uma panela, junte os tomates picados, azeite e leve ao fogo brando, mexendo sempre, por 15 minutos ou até os tomates se desmancharem. Acrescentando o caldo restante aos poucos.

Adicione os camarões reservados, cozinhe por cerca de 5 minutos somente até ficarem rosados, verifique o tempero, junte sal e pimenta a gosto e tire do fogo.

Transfira os camarões da panela para uma travessa. Junte farinha de mandioca ao caldo, lentamente, mexendo, o suficiente para engrossar um pouco. Apague o fogo, junte os camarões e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário