quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Receita de Paska;


🔺Ingredientes: 

2 kg de farinha de trigo integral 
200 g de manteiga ou margarina 
30 g de fermento biológico seco 
1 xícara (chá) de água morna 
3 ovos 300 ml ou 
1 1/5 xícara (chá) de leite 
2 xícaras (chá) de água quente 
8 colheres (sopa) de mel 
2 colheres (sopa) de açúcar 
1 colher (sopa) de sal 

Preparo: 

Ponha a farinha de trigo em uma tigela ou travessa bem grande. Coloque o forno em temperatura mínima por 15 minutos; desligue e coloque a travessa com a farinha, tampada, por 1 hora antes de começar, para aquecer. 

Amasse a manteiga ou a margarina na farinha, e mantenha aquecido. 
Numa tigela de vidro grande, dissolva o fermento na água morna; bata com os ovos em temperatura ambiente. 

Ferva o leite, deixe esfriar ligeiramente, e adicione a água quente. Acrescente a essa mistura os ovos, o fermento, depois o mel, o açúcar (se preferir mais doce, adicione um pouco mais de açúcar) e o sal. 

Espere fermentar. Lentamente, acrescente a farinha morna; passe óleo nas mãos e trabalhe a massa por 15 minutos. Coloque em uma travessa grande, cubra com tecido saran [tipo de tule] e deixe a massa crescer no forno aquecido (desligado) até que dobre de tamanho. 

Despeje a massa de volta na travessa e deixe crescer. Despeje de novo a massa para trabalhar, até que fique lisa e elástica. Corte com faca em três gomos. Unte fôrmas para pão. 

Modele três gomos em pães, ponha nas fôrmas. Passe a ponta da faca por toda a superfície da massa (estriando); deixe crescer num local quente até que dobre de tamanho. 

Pincele com ovo batido. Asse em forno a 250oC, por 30 minutos. Dica: o ovo batido pincelado na massa antes de assar faz tudo parecer brilhante e dourado, como se fosse envernizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário