quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Panetone Caseiro;


Receita Fácil de delicioso Panetone caseiro, muito mais saudável

Rende 2 panetones de 1,250 kg cada (de 16 fatias por panetone)

Ingredientes;


7 tabletes de fermento para pão (105 g) esmigalhados
1/2 xícara de água morna
7 xícaras de farinha de trigo
6 ovos
3/4 de xícara de manteiga derretida
1 xícara de açúcar
1/2 colher de sal
1 colher (sopa) de casca de laranja ralada
250 g de frutas cristalizadas
250 g de uvas passa sem semente

Preparo;

Para a massa Dissolva o fermento na água e misture com ¾ de xícara de farinha de trigo. Coloque numa tigela grande, cubra e deixe crescer por 2 horas. Depois, junte mais ¾ de xícara de farinha de trigo e deixe crescer por 2 horas.

Acrescente à massa os ovos, a manteiga, o açúcar, o sal, a casca de laranja e, aos poucos, o restante da farinha de trigo, misturando no início com uma colher de pau e, em seguida, com as mãos. 

Coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo e amasse durante 5 minutos com as mãos fechadas, fazendo movimentos do centro para fora e de fora para dentro.

Recheio Divida a massa em duas partes e abra um retângulo de 40cm x 35cm. Misture as frutas cristalizadas com as passas, passe ligeiramente na farinha de trigo e distribua metade desta mistura sobre uma das partes de massa. 

Enrole no sentido do comprimento, dobrando ligeiramente as bordas para o centro. Depois, dobre ao meio, deixando as pontas para baixo.

Com as mãos, forme uma bola e coloque a massa numa fôrma de papel de 1 kg (própria para panetone untada com manteiga). Repita o mesmo processo com a massa e a mistura de frutas e passas restante. Deixe crescer por mais duas horas ou até dobrar de volume.

Com uma tesoura, faça cortes profundos em forma de cruz. Pincele com gema diluída em leite e leve ao forno baixo (150° C), preaquecido, por uma hora. 

Depois de 45 minutos, a superfície já deve estar dourada. Cubra o panetone com papel alumínio e termine de assar. Observe que em dias quentes a massa pode dobrar de tamanho,

Nenhum comentário:

Postar um comentário