domingo, 7 de outubro de 2018

Geleia de Goiaba;



🔺Receita (I) - Geleia de goiaba

Ingredientes para a geleia de goiaba


2 goiabas vermelhas bem maduras
1/2 xícara de chá de açúcar (usei o demerara)

Preparo da calda;

Misture e leve ao fogo, mexendo sempre, por mais ou menos 10 minutos, até dissolver um pouco as frutas, se quiser, ajude a desmanchar os pedaços de goiaba com a colher.


🔺Receita (II) - Geleia cremosa de goiaba

Ingredientes;


30 goiabas (só as cascas e as sementes)
1/2 kg de açúcar
300 ml de água

Preparo;

Descasque as goiabas, corte ao meio e com a ajuda de uma colher retire as sementes. Coloque no liquidificador as cascas, as sementes e a água. Use as polpas para fazer outra coisa.

Bata tudo muito bem e passe pela peneira. Coloque em uma panela acrescente o açúcar e leve ao fogo. Deixe levantar fervura, abaixe o fogo e vá mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.

Muito cuidado, pois quando começa a ferver o doce começa a espirrar e pode lhe queimar. Deixe tampado e quando for mexer destampe rapidinho, mexa e tampe novamente. Vá mexendo até o doce engrossar.

*Depois de pronto, coloque em um vidro, espere esfriar totalmente, feche e conserve na geladeira, pois não tem conservantes.


🔺Receita (III) - Geleia de goiaba e laranja

Ingredientes;


400 gramas de goiaba madura
700 ml de água
1 colher de sopa de suco de limão
sementes de um limão
200 gramas de açúcar (cerca de 1 xícara)
150 ml de suco de laranja

Preparo;

Descasque as goiabas, parta cada uma em oito pedaços e coloque numa panela de fundo grosso. Cubra com a água, junte o suco de limão e as sementes e leve ao fogo médio por trinta minutos.

Retire do fogo e, com o auxílio de uma peneira, coe pressionando bem para aproveitar o máximo da polpa. Volte o conteúdo coado para a panela, acrescente o açúcar e o suco de laranja e leve ao fogo baixo. Mexa bem para dissolver o açúcar.

Siga mexendo de vez em quando e, com o auxílio de uma colher, retire e descarte a espuma que se formará na superfície. Quando estiver no ponto, coloque a geleia ainda quente em vidros esterilizados, aguarde esfriar, tampe e conserve na geladeira.

*Para testar a consistência, coloque um pouquinho da geleia num pires e deixe-o por dois minutos no congelador (assim a geleia chegará rápido à temperatura ambiente e você saberá se está pronta). 


*Passe o dedo no meio; se a geleia se mantiver separada, está no ponto.


🔺Receita (IV) - Geleia diet de goiaba

Ingredientes;


1 kg goiabas vermelhas maduras
6 colheres adoçante
2 xícaras (chá) água

Preparo

Descasque as goiabas e corte em pedaços. Coloque-as na panela com 1 xícara de água. Deixe cozinhar até amolecer.

Bata rapidamente a mistura no Mixer ou liquidificador e passe no coador de furinhos grandes em seguida. Separe a polpa com as sementes e adicione o restante da água e misture.

Passe novamente na peneira. Descarte as sementes e coloque a mistura em fogo baixo. Adicione o adoçante e cozinhe até engrossar ou chegar no ponto desejado.

*Pode-se retirar o miolo das goiabas antes de cozinha-las. Dessa forma fica mais fácil coar, porém perde-se um pouco da polpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário