terça-feira, 3 de julho de 2018

Salada de Cebola p/ Churrasco; abc


🔺Receita (I)

Ingredientes;


1 kg de cebolas grandes cortadas em rodelas de 0,5 cm de espessura
1 xícara de chá de açúcar cristal
Água gelada
Para temperar: sal, vinagre, azeite, chimichurri, pimenta calabresa e a gosto

Preparo;

Numa tigela, espalhe as rodelas de cebola e salpique o açúcar. Esprema com cuidado para não quebrar as rodelas de cebola, até começar a soltar um caldo.

Após espremer, coloque a cebola e molho na água gelada por cinco minutos. Lave bem as rodelas em água corrente, usando uma peneira e tempere a gosto.

Deixe na geladeira até a hora de servir. Quem não quiser por açúcar para deixar a salada mais agridoce, é só deixar de molho da água gelada para retirar o ardido da cebola.


🔺Receita (II) - de boteco***

Ingredientes:


-Uma Cebola grande fatiada;
-Orégano;
-Pimenta do Reino;
-Sal;
-Vinagrete;
-Azeite;
-Suco de limão;
-Salsa;
-Coentro;
-Pimentão;
-Pimenta dedo de moça

Preparo:

Coloque o suco de limão e o vinagre na cebola e, em seguida mexa bem. Acrescente o orégano, o azeite de oliva e depois uma colher de coentro. Por último colocamos a salsa, o pimentão, a pimenta e o sal a gosto.

De acordo com o dono do bar, a cebola deve marinar de um dia para o outro para diminuir a acidez da cebola, que ficará com cor mais amarelada. 


No dia seguinte o prato está pronto para servir. A salada pode ser servida com molho tártaro, de alho, de salsa ou tomate seco com azeitona.

Como retirar o ardor das cebolas para preparações que elas são servidas de forma crua.

No Açúcar;

Corte as cebolas de acordo com o desejado, coloque-as em uma vasilha e encha de água gelada. Para cada cebola cortada, adicione uma colher de chá de açúcar, e deixe agir por aproximadamente 5 minutos. Retire a água e lave-as, e por fim utilize-as.

No Sal;

Corte as cebolas, e em um recipiente adicione água gelada e em seguida adicione duas colheres de sopa de sal. Esta mistura permitirá que as cebolas fiquem menos ácidas e menos forte de sabor.

No Limão;

Primeiramente corte as rodelas de cebola. Feito isso, coloque em um recipiente, e neste adicione metade da quantidade de água gelada e a outra metade de suco de limão.

Na Água Gelada;

Após cortar as cebolas, coloque-as em um recipiente com água gelada, até que as rodelas fiquem submersas. Deixe agir por 20 minutos e depois utilize.

No Vinagre;

Em uma vasilha, coloque metade do conteúdo de água gelada e metade vinagre. Após cortar as cebolas na espessura desejada, coloque as rodelas e misture no líquido preparado e deixe agir por dez minutos e escorra.


🔺Receita (III)

Salada de Cebola Para Churrasco de Conserva;

Ingredientes;


1 Kg de Cebolas
150 ml de azeite
50 ml de óleo de milho
200 ml de vinagre branco
1 colher de sopa de catchup
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa orégano
Cebolinha e salsinha a gosto

Preparo;

Descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas, se preferir corte em um mandolim, que é fácil de se encontrar em lojas de utilidades domesticas.

Coloque no liquidificador o azeite, o óleo, o vinagre, o catchup, mostarda, orégano, salsinha, cebolinha, sal, e como opcional pode coloque pimenta, se preferir.

Escorra as cebolas como preferir para quebrar a acidez. Há também o método por água quente.

Agora misture as cebolas a mistura do liquidificador e deixe na geladeira antes de consumir. O indicado é deixar pelo menos 3 dias a cebola descansando neste molho.


🔺Receita (IV)

Salada de Cebola Para Churrasco - Rápida

Ingredientes;


3 cebolas
1 colher de sopa de vinagre de maça
1 colher de sobremesa de orégano
Sal à gosto
Azeite suficiente

Preparo;

Corte as cebolas bem finas. Coloque em uma panela com água e leve ao fogo até que escorra.

Após a fervura, lave as cebolas e coloque em um recipiente com água gelada.

Em um recipiente, coloque as cebolas, adicione o vinagre, o sal e o orégano. Misture bem, e use muito azeite na mistura.


🔺Receita (V)

Cebolas em Conserva para Churrasco

Ingredientes;


1 kg de cebolas (Dê preferência a cebolas menores)
Pimenta calabresa
Vinagre Branco
Sal a gosto
1 colher de sopa de mostarda em grãos
1 colher de sopa de coentro em grãos
1 colher de sopa de salsinha picada
Folha de louro como opcional.

Preparo;

Em uma panela, coloque aproximadamente dois litros de água para ferver. Após, ferver, desligue e adicione as cebolas já descascadas na água.

Deixe as cebolas descansarem por cerca de 2 até 3 horas. Retire as cebolas e escorra.

Coloque estas em um recipiente de preferência de vidro, e coloque os temperos (sal, mostarda, coentro, salsinha e se preferir a folha de louro).

Feito isto, adicione vinagre até que as cebolas fiquem submersas. A dica é deixar as cebolas descansarem por 1 semana antes que seja consumida.


🔺Receita (VI)*

Ingredientes:


4 cebolas médias (pode ser roxa ou normal ou uma mistura delas) finamente fatiada
1 galho de tomilho fresco ou 1 colher de chá de tomilho desidratado
azeite de oliva à gosto
sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

Ferva água suficiente para cobrir toda a cebola (mas não coloque as cebolas na panela ainda!) e junto o galho de tomilho. Quando a água levantar fervura, acrescente a cebola, mexa por 15 segundos, desligue o fogo e escorra.

Deixe correr bastante água fria, ou se tiver bastante gelo, mergulhe as cebolas na peneira numa travessa com água muito gelada (desse jeito ficam ainda mais crocantes). O choque térmico tira o ardido da cebola, mas a mantém bem crocante!

Passe as cebolas para uma travessa e tempere com bastante sal, pimenta e azeite extra-virgem. Você pode guardar essa salada na geladeira por até 5 dias em um recipiente tampado.


🔺Receita (VII)

Ingredientes;


3 cebolas
1 pimenta dedo-de-moça
¼ de xícara (chá) de salsinha
½ colher (sopa) de orégano seco
caldo de ½ limão
sal a gosto
azeite a gosto

Preparo;

Comece o preparo pelo molho - quanto mais tempo repousar, mais gostoso fica. Lave, seque e pique fino a salsinha. Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. 

*Descarte as sementes e corte as metades em cubinhos.

*Lave bem as mãos depois de manipular a pimenta e cuidado para não coçar os olhos.

Numa tigela pequena, coloque o orégano seco, a salsinha e a pimenta. Junte o caldo de limão e ¼ de xícara (chá) de azeite. Tempere com sal a gosto e misture bem. Reserve.


Descasque e corte a cebola em rodelas grossas, de cerca de 1,5 cm de espessura.

Leve uma Bistequeira (ou frigideira antiaderente) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com um fio de azeite e adicione quantas rodelas de cebola couberem, uma ao lado da outra, sem amontoar.


Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado até ficarem bem marcadas. Transfira para uma travessa e repita com o restante.

Com dois garfos, solte as camadas dos anéis de cebola dourados, regue com o molho e sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário