domingo, 20 de maio de 2018

Zimbro / Juniperus communis;



O zimbro vem do junípero (Juniperus communis) que é um arbusto sempre verde. Tem galhos avermelhados, folhas em forma de agulhas, pequenas flores amarelas que surgem em maio e junho. 

Os frutos levam três anos para amadurár e cer e são inicialmente verdes, então azulados e finalmente pretos. Cada fruto maduro contém três sementes. 

É encontrado na Inglaterra, em vales argilosos, campos com arbustos, florestas, e em áreas quentes e frias da Europa, América do Norte e Ásia. Os principais produtores são Hungria e Itália.

Os frutos do zimbro são aromáticos, picantes e têm leve sabor de pinho. Quando ficam pretos, os frutos são secados, espalhados em uma travessa até enrugarem, então são armazenados em local seco.

Respeite a quantidade solicitada nas receitas, pois seu sabor é muito forte e prejudica o resultado do prato quando em excesso. Na Suíça, era queimado com combustível nas salas de aula para fumigá-las, quando ficava frio demais para abrir as janelas.


Bisteca Frita ao Molho de Abacaxi e Zimbro

Ingredientes:


8 bistecas médias de porco
2 fatias médias de abacaxi picadas
2 colheres de chá de zimbro
4 colheres de sopa de gim
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola média em cubos pequenos
sal a gosto

Preparo:

Lave as bistecas, coloque-as numa tigela, junte o abacaxi e reserve. Em um pilão de mármore, coloque o zimbro e soque com o socador. Junte o gim e o sal e regue as bistecas.

Aqueça a metade do azeite numa frigideira, coloque metade das bistecas (reserve o líquido do tempero) e frite até dourar. Em seguida, frite as bistecas restantes e mantenha-as aquecidas.

Na mesma frigideira, refogue a cebola no azeite de oliva restante até murchar. Adicione o tempero reservado e os pedaços de abacaxi e cozinhe por mais 5 minutos. 

Acerte o sal e retire do fogo. Faça um leito do molho nos pratos e coloque as bistecas por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário