quarta-feira, 2 de maio de 2018

Tortinhas de Maçã:



Rendimento: 10 tortinhas

🔺Receita (I)

Ingredientes:

Massa sableé:


2 e ½ xícaras (chá) de farinha de aveia integral
3⁄4 de xícara (chá) de açúcar
Pitada de sal
½ xícara (chá) de manteiga
1 ovo

Recheio:


6 maçãs Fuji descascadas e cortadas em cubos pequenos
¼ de xícara de açúcar refinado
Suco de 1 limão
1 e ½ xícara (chá) de suco de laranja
15 castanhas-do-Pará picadas grosseiramente
15 nozes picadas grosseiramente
120 g de uvas-passas pretas
½ xícara (chá) de mel

Preparo da Massa:

Peneire a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga e o ovo e misture até formar uma massa lisa e homogênea. Envolva-a em filme-plástico e deixe descansar por 30 minutos em geladeira.

Depois, divida a massa em 10 partes e forre forminhas de tartelete de 9,5 cm de diâmetro. Faça pequenos furos na base da torta com um garfo, cubra com papel-alumínio e coloque sobre elas grãos de feijão para evitar que surjam bolhas.

Asse por 30 minutos em forno preaquecido a 180°C ou até que estejam levemente douradas.

Recheio:

Em fogo baixo e com a panela tampada, cozinhe as maçãs, o açúcar, o suco de limão e o de laranja até que amoleçam. Coe a mistura e reserve o caldo e as maçãs separadamente.

Bata metade das maçãs no liquidificador até obter um purê mole. Acerte a textura do purê com o caldo reservado.

Leve o purê de volta ao fogo com as maçãs reservadas. Adicione as castanhas, as nozes, as uvas-passas e o mel e continue cozinhando em fogo baixo por 10 minutos. Cubra as bases das tortinhas com o recheio e sirva quente ou fria.


🔺Receita (II)

Ingredientes:


1 ⅓ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de açúcar
100 gramas de manteiga
1 colher (sopa) de água

Para o Recheio:

3 gemas
¾ xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
300 ml de leite
1 colher (café) de essência de baunilha

Para a Cobertura:

3 maçãs fatiadas finamente
1 ½ xícara (chá) de açúcar
50 ml de água
1 rama de canela

Preparo:

Para a massa:


Misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos até virar uma massa homogênea. Reserve na geladeira por aproximadamente 10 minutos.

Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa com uma espessura de ½ cm, forre forminhas de tortinhas com a massa e leve para assar por aproximadamente 15 minutos em forno médio 180°C ou até estarem levemente douradas. Desenforme e reserve.

Para o recheio:

Em um bowl, misture metade do açúcar com as gemas e o amido de milho. Em uma panela, ferva o leite com a outra metade do açúcar.

Desligue o fogo e acrescente o leite quente sobre a mistura de gemas, mexendo constantemente para não empelotar. Volte a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo até engrossar. Acrescente a baunilha e deixe esfriar.

Para a cobertura:

Regue as fatias de maçã com o suco de limão. Faça uma calda rala com o açúcar, a água e a canela. Acrescente as fatias de maçã, cozinhe por cerca de 1 a 2 minutos e retire a calda com ajuda de uma escumadeira. Deixe esfriar.

Para montagem, recheie as massas de tortinhas com o creme frio, disponha as fatias de maçã por cima e sirva.


🔺Receita (III) - Estilo Mcdonalds

1/2 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de maisena
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) ed canela em pó
Suco de 1/2 limão ou 1 limão se você não gosta muito doce
1 maçã picada e sem casca
Massa de paste

Preparo;

Em uma panela fora do fogo, adicione a água com a maisena e misture para diluir. Junte o açúcar, canela em pó e o suco do limão. Acenda o fogo e misture até começar a ficar um molho cremoso. Adicione a maçã picada

Reduza o fogo e continue misturando, até que cozinhe e o molho fique reduzido e cremoso e as maçãs macias. Assim que o recheio estiver frio, comece a montagem utilizando as tortilhas/massas rap 10 ou massa de pastel/bananada (o que você tiver)>

Coloque 1 1/2 colher (sopa) de recheio e feche a massa (se for massa grande, enrole como se fosse um embrulho, dobrando as pontas). Colocar em uma frigideira óleo para cobrir toda a torta e espere-o estar bem quente.

Frite e coloque para escorrer. Em outro recipiente misture canela e açúcar à gosto e passe as tortinhas ainda quente nesta mistura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário